Política

Abelarado Vilanova toma posse na quarta no TCE-PI

O novo presidente assume o cargo efetivamente no dia 1º de janeiro de 2019

Segunda - 17/12/2018 às 20:12



Foto: TCE-PI Conselheiro Abelardo Pio, será o novo presidente do TCE-PI
Conselheiro Abelardo Pio, será o novo presidente do TCE-PI

O conselheiro Abelardo Pio Vilanova e Silva será empossado nesta quarta-feira (19), na presidência do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PI) para o biênio 2019/20, substituindo ao atual presidente, conselheiro Olavo Rebelo. A posse ocorrerá em sessão especial às 10 horas, no Plenário da Corte de Contas.

Também serão empossados administrativamente na mesma sessão os conselheiros Lilian Martins, como vice-presidente; Kléber Eulálio, na Corregedoria-Geral; Waltânia Alvarenga, na Controladoria; e Olavo Rebelo, na Ouvidoria-geral; e os conselheiros Luciano Nunes e Kennedy Barros na presidência da 1ª e da 2ª Câmaras, respectivamente.

Os conselheiros-substitutos Jackson Veras, Delano Câmara e Alisson Araújo também serão empossados como auxiliares da Presidência, da Ouvidoria e da Controladoria, respectivamente. O presidente e a nova diretoria do TCE-PI foram eleitos em sessão especial no dia 29 de outubro. O exercício efetivo do cargo se inicia no dia 1º de janeiro de 2019.

Quem é

Natural de Regeneração (PI), Abelardo Pio Vilanova e Silva é bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Piauí e especialista em Controle Externo da Administração Pública. É servidor de carreira do TCE-PI, onde ingressou por meio de concurso público para o cargo de auditor, em 1995. Em 2002, foi nomeado conselheiro.

Foi presidente do TCE-PI no biênio 2009/10 e vice-presidente nas gestões 2002/03, 2007/08 e 2017/18, que está se encerrando agora. Em entrevistas à imprensa nos últimos dias, o novo presidente tem dito que vai ampliar a atuação do TCE-PI no controle da gestão pública, sobretudo na fiscalização e na busca de efetividade das políticas públicas implantadas pelos municípios e órgãos do Estado.

Fonte: TCE-PI

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: