Cidade

SEMAN busca diálogo com ONGs e comunidades da cidade, para o planejamento da pasta

Cuidado com os parques, rios e plantio de árvores estão entre as ações que devem ser fortalecidas

Sexta - 06/01/2017 às 12:01



Foto: Divulgação Secretário Municipal de Meio Ambiente  Economista Olavo Braz
Secretário Municipal de Meio Ambiente Economista Olavo Braz

O economista Olavo Braz encerrou o comando da Secretaria Municipal de Economia Solidária (Semest), onde atuou durante os quatro anos de existência do órgão, para assumir como titular da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semam) nessa nova gestão do prefeito Firmino Filho. À frente da pasta, o secretário afirma que vai adotar como uma das estratégias de trabalho a articulação junto às ONGs que defendem a causa ambiental em Teresina.

Para dar início a esse diálogo e analisar a conjuntura, o órgão já está planejando realizar um encontro com esses grupos, bem como com o Conselho Municipal de Meio Ambiente (COMDEMA).

Além disso, o gestor destaca que a Secretaria pretende lançar um edital que contenha linhas de trabalho que contemplem as demandas apresentadas pela ONGs, assim como o que foi feito em sua atuação passada, gerindo a Semest.

Outra medida que deve ser adotada é um trabalho em conjunto com as comunidades que residem na região onde fica localizada a sede da Semam. “Vamos nos fazer presentes nessa área de alguma maneira, envolvendo bairros como Primavera, Risoleta Neves, Buenos Aires, Água Mineral e Mocambinho. Uma das idéias é buscar implantar um projeto focado na produção de artesanato ecológico, com a utilização de fibras, garrafas pet, por exemplo”, revela o secretário.

“Gerir uma pasta tão elementar como a Semam será um desafio para mim e para toda a equipe, mas vamos nos doar para exercer esse posto que nos foi dado. Temos projetos e ações para dar continuidade, mas também devemos realizar muitos outros”, finaliza Olavo Braz.

O cuidado com os parques ambientais, os rios que banham nossa cidade e o plantio de árvores também estão entre as ações que devem fortalecidas.

Sobre a Semam

A Semam, recriada em 2007, tem como missão sensibilizar, educar e conscientizar a população teresinense para a preservação do meio ambiente, desenvolvendo programas educacionais e práticos com ampla visão de promover a sustentabilidade da atual e das futuras gerações.

O objetivo é promover a educação ambiental, preservar o meio ambiente, disciplinar o uso sustentável dos recursos naturais, elaborar diretrizes e normas para o controle do crescimento urbano, visando o desenvolvimento sustentável da cidade, além de planejar a articulação intersetorial com os demais órgãos municipais.

Também é competência da pasta presidir e garantir o pleno funcionamento do COMDEMA e gerir os recursos do Fundo Municipal de Meio Ambiente.

A Semam fica situada no Palácio Verde, área do Parque da Cidade, na Avenida Duque de Caxias, 3520, bairro Primavera, zona Norte de Teresina. O funcionamento acontece de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 13h30.

Fonte: Portal PMT

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: