8 dicas essenciais para os casais que estão tentando engravidar

Ansiedade pode atrapalhar o sonho do casal de ter um bebê


Gravidez

Gravidez Foto: Jornal de Jundiaí

Há quanto tempo você está tentando engravidar? Você e seu parceiro ficam ansiosos a cada atraso menstrual? Se sentem pressionados pelas perguntas de amigos e familiares sobre quando virá o bebê? Por mais difícil que seja, é fundamental procurar o equilíbrio e não deixar a ansiedade dominar no objetivo pela gestação.

A ansiedade pode atrapalhar a mulher, principalmente devido às alterações nos níveis hormonais. Para muitos casais que estão na tentativa,relações sexuais tornam-se uma obrigação, principalmente quando a mulher tem calculado os dias férteis.

Um estudo publicado pela Revista Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia, explica que a relação entre o estresse e infertilidade é algo estudado desde a década de 1950 e que os sintomas psicológicos em casos de problemas com a fertilidade são complexos e influenciados por inúmeros fatores como diferenças de gênero, causa e tempo do problema para conceber, adaptação ao problema existente, motivação afetada para ter filhos, entre outros.

Por mais que seja compreendida como um processo natural na tentativa de uma gestação, a ansiedade pode atrapalhar à medida que a intensidade da sensação de insegurança unida à urgência só aumenta.

Embora a idade também esteja relacionada com a dificuldade para engravidar, pode ser um obstáculo vencido desde que a mulher persista na tentativa e que seu companheiro a motive. Atualmente, os casos de gravidez aos 40 anos têm sido cada vez mais frequentes.

Dicas importantes para o casal

Sem desespero na espera - Entrar em desespero não é o caminho, pelo contrário, a chave para a conquista de uma gestação é a tranquilidade, é tentar o tempo que for necessário. É muito comum que as mulheres que estão na tentativa de engravidar saibam sobre outras mulheres próximas que também alcançaram o objetivo da gravidez, e nesse momento, mesmo que não exista a intenção, podem se sentir frustradas e ainda mais ansiosas. Controlar as emoções negativas e a ideia de que é preciso correr contra o tempo é essencial. A pressão, principalmente interna, pode ser prejudicial, a ansiedade pode atrapalhar e também pode causar muito sofrimento ao casal, mas, sobretudo, à mulher.

Saiba sobre o período fértil – A mulher ovula uma vez ao mês e calcular o período fértil pode auxiliar. Nos dias férteis, o indicado é que o casal mantenha relações em dias alternados dentro desse período. A regra é contar os 14 dias a partir do primeiro dia do ciclo menstrual, Geralmente, o período fértil acontece três dias antes do 14º dia e termina três dias após, o que quer dizer que a ovulação pode ocorrer desde o 11º dia até o 17º.

Controle a ansiedade – Ter um médico de confiança para compartilhar sobre esse anseio da gestação pode auxiliar, até mesmo uma terapia, preferencialmente para o casal, pode ajudar e muito no controle das emoções e da ansiedade.

Muitos casais passam a viver apenas em função de uma gestação e colocam toda a atenção na realização desse objetivo. E neste momento, o sugerido por especialistas é que o casal busque atividades que possam ser prazerosas e que os façam se acalmar em relação às tentativas de engravidar.

De acordo com o site Trocando Fraldas, para os tentantes — casais que estão em busca de uma gestação, esperar não é uma das melhores coisas, assim como interromper a pílula anticoncepcional e ter relações sexuais não quer dizer que a gravidez acontecerá num passe de mágica.

Compartilhamento de experiência – O casal também pode trocar experiências com outros casais que passam pela mesma experiência, pode ser por meio de grupos nas redes sociais ou por meio de grupos de terapia. O essencial é que o casal entenda que a ansiedade pode atrapalhar na conquista do sonho da gravidez e faça algo para minimizar o impacto que essa espera pode causar.

Cuidado com o peso – Estar abaixo ou acima do peso pode influenciar na fertilidade, e mulheres abaixo do peso e obesas encontram maiores dificuldades para conceber, nesses casos, o ideal seria o acompanhamento com um nutricionista para a orientação de uma dieta especializada. Vale lembrar que o peso equilibrado também reflete sobre a saúde durante a gestação.

Hábitos saudáveis – Exercícios físicos moderados, alimentação saudável, o abandono de hábitos prejudiciais como álcool e fumo, entre outras medidas, aumentam as possibilidades de uma gestação saudável. Além disso, vale frisar que o tabagismo possui relação comprovada cientificamente com a infertilidade em homens e em mulheres.

Consultas médicas em dia – É essencial que a mulher, principalmente, fique atenta a quaisquer alterações na saúde e que mantenha a rotina de consultas médicas. Alguns problemas de saúde como miomas, pólipos uterinos e endometriose, podem dificultar uma gravidez e precisam ser tratados o quanto antes. Já em relação aos homens, infecções urológicas, por exemplo, podem impactar na produção de espermatozóides.

O fundamental é que o casal não desista desse sonho e mantenha a motivação. A ansiedade pode atrapalhar a mulher de engravidar e precisa ser controlada.

Fonte: Noticias ao Minuto

Siga nas redes sociais
Mais conteúdo sobre:
Próxima notícia

Dê sua opinião: