Brasil

7.500 militares foram vítimas da ditadura militar, diz Comissão da Ver

militares vitimas ditadura comissão

Quinta - 28/11/2013 às 17:11



 Dados levantados pela Comissão Nacional da Verdade (CNV) apontam que pelo menos 7.500 militares das Forças Armadas foram alvos de ações da ditadura, como perda de emprego, perseguições, prisão, tortura e mesmo morte. Esse levantamento foi feito pelo Grupo de Trabalho Repressão aos Militares, que analisa e investiga a repressão sofrida por integrantes das três forças por suas posições político-ideológicas, e revelado nesta terça-feira (26), durante audiência da Subcomissão Permanente da Memória, Verdade e Justiça do Senado, em Brasília, presidida pelo senador João Capiberibe (PSB-AP).

Estiveram presentes Rosa Maria Magalhães, José Carlos Dias e Pedro Dallari, que apresentaram o documento “Golpe de 64”, “Estrutura de Repressão e Ditadura e Sistema de Justiça” e “O Estado Ditadorial-Militar”.

O senador Capiberibe ressaltou a necessidade de as Forças Armadas compreenderam a importância da memória para que se inaugure uma nova relação da sociedade com a instituição militar.

“O comando atual e os oficiais de hoje nada têm a ver com o golpe. Aqueles que já estão de pijamas e nos clubes militares é que ainda pressionam. Não há sentido um oficial de 40 anos, que nada tem a ver com os desvios de conduta praticado por aqueles militares, defender o passado. Por isso é necessário introduzir esse debate na academia militar, para que os atuais oficiais possam introjetar que atrocidades foram cometidas por indivíduos e não por uma entidade. E que também muitos militares honrados foram vítimas”, disse o senador.

Fonte: comissãoverdade

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: