Saúde

7 dicas simples para passar a ter uma alimentação saudável

A nutricionista da Companhia Athletica Melissa Santos dá dicas sobre simples hábitos que ajudam no processo de emagrecimento

Sexta - 11/11/2016 às 21:11



Foto: Divulgação Alimentação saudável
Alimentação saudável

Para dar atenção aos hábitos alimentares, a nutricionista da Companhia Athletica Melissa Santos dá dicas sobre simples hábitos que ajudam no processo de emagrecimento e são grande aliados na busca de um resultado eficaz.

De acordo com ela, práticas simples que podem ser aderidas na rotina diária, já mudam o cardápio e ajudam no processo de adaptação alimentar. “Evitar todo e qualquer alimento industrializado, por exemplo, é um dos passos que devem ser dados para aqueles que estão buscando emagrecer. A dica é preferir alimentos frescos e sempre pensar em ‘desembalar menos e descascar mais’”.

Segundo a nutricionista, outro passo a ser tomado, é evitar alimentos como açúcar, farinha refinada, excesso de sal, embutidos, frituras e bebidas alcoólicas; e incluir no cardápio legumes, folhas verdes, grãos, oleaginosas, proteínas magras, cereais integrais e frutas. Ela afirma que existem opções que ajudam a emagrecer.

“Alimentos como café com canela em pó e óleo de coco, gengibre, abacate, coco fresco e gody berry são ótimos para a nova rotina. Outras dicas são: chá verde, cúrcuma em pó, pimenta dedo de moça, vinagre de maçã e óleo de coco para cozinhar”.

Antes e depois da prática física também é preciso cuidar da alimentação. Para Melissa, boas opções a serem consumidas antes do treino são: a pasta de amendoim sem açúcar, castanhas, amêndoas, nozes, abacate e coco fresco. Já para o chamado “pós-treino”, a dica são alimentos como: ovos, proteínas magras, como peito de frango, peixes, cortes de porco magros, carne moída de patinho, atum em água, queijo cottage e iogurte natural desnatado.

Outros fatores que merecem atenção não apenas daqueles que seguem uma dieta, mas de todos que buscam uma vida mais saudável é a hidratação e a mastigação. “É preciso monitorar a hidratação pela coloração da urina e a sensação de sede. A urina deve ser clara; é importante ingerir água antes mesmo de sentir sede. Para quem gosta de um sabor a mais na água, a dica saudável é acrescentar gengibre fresco, este ajuda a acelerar o metabolismo”.

Sobre a mastigação a nutricionista alerta. “Procure prestar atenção na mastigação; é ela quem ativa nosso centro de saciedade. Quando nos alimentamos rápido demais, estamos ingerindo uma quantidade de alimento maior do que o nosso organismo necessita”.

Fonte: Noticias ao Minuto

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: