Mundo

5 mil combatentes do EI podem voltar à Europa, diz ministro belga

Jihadistas de nacionalidade europeia podem voltar ao continente diante das ofensivas contra o grupo terrorista na Síria

Domingo, 13/11/2016 às 15:11



Foto: Portal Conservador Estado Islâmico
Estado Islâmico

Cerca de 5.000 jihadistas do grupo terrorista Estado Islâmico podem retornar em breve à Europa de acordo com o ministro do Interior da Bélgica.

A declaração de Jan Jambon foi citada neste domingo pela emissora RTBF. De acordo com o político, de 3 a 5 mil cidadãos europeus que atualmente combatem na Síria e no Iraque ao lado do EI podem ser obrigados a retornar à Europa, devido a atual ofensiva contra as posições dos jihadistas.

"As posições do EI em Raqqa e Mossul estão sendo atacadas. Os combatentes belgas podem ficar para ajudar proteger o grupo ou (e nós devemos estar muito atentos a isso), o EI enviará estes combatentes de volta. E não são só 1.200 belgas, mas de 3 a 5 mil europeus que estão lá," disse.

De acordo com o político, os serviços de segurança estão trocando informações e acompanham a situação. Ainda mais, 117 cidadãos da Bélgica que combateram nas filas dos terroristas já retornaram ao país.

"Metade deles está na prisão, os outros — sob a vigilância. Várias dezenas de pessoas tentaram viajar para a Síria, o que também é perigoso, elas estão sob a vigilância," destacou.

As autoridades do país anunciaram ainda em setembro a criação de banco de dados de islamistas-mercenários, com informações destinadas aos serviços secretos, órgãos de segurança e autoridades. A base tem dados de cerca de 650 cidadãos e residentes belgas que já participaram de ações militares terroristas ou pretendem sair para zonas de combates com esse objetivo. (Sputnik News Brasil).

Fonte: Noticias ao Minuto

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: