Municípios

Governo elabora plano emergencial para combater os efeitos da seca

Segunda - 05/06/2017 às 21:06



Foto: APPM Reunião com APPM no Palácio de Karnak
Reunião com APPM no Palácio de Karnak

Representantes de um grupo de instituições reuniram-se na manhã desta segunda-feira (5), no Palácio de Karnak, para discutir o colapso da Barragem de Piaus e plano de emergência para essa e outras barragens. A criação de um comitê esta sendo articulada pelo governador, Wellington Dias.

A barragem de Piaus abastece os municípios de Pio IX, São Julião, Fronteiras, Vila Nova e Campo Grande do Piauí, uma população de mais de 40 mil habitantes. A barragem está com menos de 5% da capacidade, pois, naquela região, o período chuvoso apresentou baixo índice pluviométrico.

Presentes no encontro, o presidente da Associação Piauiense de Municípios (APPM), Gil Carlos, o coordenador da Bancada Federal, deputado Atila Lira, o diretor da Defesa Civil Estadual, Hélio Isaias, coordenador da Operação Pipa do Exercito e prefeitos e prefeitas de Fronteiras, Maria José, Pio IX, Regina Coeli, São Julião, Jonas Alencar, Jaicós, Neném de Edite e Vila Nova, Edilson Brito.

O presidente da APPM, Gil Carlos, revela que existem 12 municípios que são mais gravemente afetados pela estiagem, nos vales dos rios Itaim e Guaribas. “Os reservatórios nesses municípios estão em situação mais do que crítica, o preço da água tem aumentado de maneira acentuada afetando a população como um todo, mas principalmente os mais carentes. Nós queremos que seja definida uma política emergencial, mas também uma política de ações de médio e longo prazo, pois a seca faz parte do contexto histórico”, observa.

O governador Wellington Dias destaca que os próximos passos compreendem a criação do comitê de emergência e a regularização dos decretos de emergência dos municípios que tenham dificuldades.

““Todas as áreas de divisa do Piauí com o Ceará, Pernambuco e Bahia estão precisando de uma atenção especial. São cerca de 61 municípios, mas 40 destes nos preocupam mais porque podem gerar um colapso devido ao baixo armazenamento de água nos reservatórios. Nós vamos ter que encontrar uma medida para evitar que o problema seja ainda mais grave”, enfatiza o governador.

Wellington Dias deverá decretar o racionamento de água em cerca de 40 municípios, que estão em estado de emergência devido à queda dos reservatórios de água do semiárido. Cada habitante poderá utilizar uma média de 70 litros de água por dia. A Organização Mundial da Saúde recomenda 110. O governador também cobrará mais ajuda do Governo Federal na ampliação da Operação Pipa

Fonte: APPM

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: