4 cuidados que você deve ter após extrair um dente

Confira dicas sobre repouso, alimentação e higienização após extração de um dente


Extração de Dente

Extração de Dente Foto: Sorrisologia

Normalmente, as razões que motivam a extração de um ou mais dentes estão relacionadas à cárie, traumas ou posicionamento incorreto dos dentes. E, embora algumas pessoas tenham receios de passar por esse tipo de cirurgia, o desconforto gerado pela mesma é minimizado pela utilização de anestesias e técnicas avançadas de odontologia.

Todavia, existem certos cuidados que precisam ser tomados para que não aconteçam complicações pós-operatórias. Pensando na questão, Rosane Menezes Faria, dentista da Caixa Seguradora Odonto, listou algumas recomendações, com o intuito de sanar as principais dúvidas sobre o tema.

Confira:

Repouso total e compressa com gelo - Segundo Rosane, após a extração de um dente, é imprescindível repousar e evitar calor do sol e do fogão por alguns dias para não estimular a circulação sanguínea no local operado e, consequentemente, acarretar problemas como sangramento e infecções. A compressa com gelo ou bolsa térmica gelada nas primeiras 24 horas também é muito importante para evitar ou diminuir o inchaço proveniente da extração. “A baixa temperatura, provocada pela aplicação do gelo, auxilia na contração dos vasos sanguíneos, que estão dilatados devido ao processo inflamatório causado pela extração”, explica.

Alimentação - Sobre a alimentação, a especialista destaca que é preciso evitar opções quentes por, pelo menos, 24 horas, pois a região de onde o dente foi retirado estará sensível e pode voltar a sangrar. “Portanto, dê preferência para alimentos frios como sorvetes de massa, picolé, sucos, açaí e leite. No dia seguinte, já é permitido o consumo alimentos mornos e macios, como purês, ovo cozido e macarrão, por exemplo. O paciente deve tomar água à vontade e deve evitar fazer movimentos de sucção. A saída é sempre utilizar um copo”, orienta.

Higienização - De acordo com a dentista, a higienização dá área operada tem que ser feita na frente do espelho, utilizando uma escova de dente com cerdas macias e com quantidade reduzida de creme dental, para que se forme pouca espuma.

“Minha orientação é utilizar um cotonete embebido de água filtrada ou enxaguante bucal sem álcool para auxiliar na remoção dos restos de alimentos que ficam retidos nos pontos. Além disso, o indivíduo não pode bochechar vigorosamente nos quatro primeiros dias”, afirma.

Álcool e tabaco - Rosane, da Caixa Seguradora Odonto, alerta que tanto o tabaco e o álcool estão proibidos até a cicatrização do corte. Por fim, ela pontua que a prescrição medicamentosa e os horários das medicações devem ser rigorosamente respeitados. Em caso de dor forte ou febre, é necessário entrar em contato com o cirurgião-dentista o mais breve possível.

“Não dê ouvidos a qualquer conselho doméstico e não tome nenhum medicamento por conta própria. Também é fundamental comparecer à consulta de retorno ao dentista para a remoção dos pontos, avaliação da cicatrização e esclarecimento de eventuais dúvidas”, conclui a dentista.

Fonte: Noticias ao Minuto

Siga nas redes sociais
Mais conteúdo sobre:
Próxima notícia

Dê sua opinião: