3º Festival da Cajuína recebe atrações culturais

cajuína festival produção Piauí cultura eventos


Festival da cajuína em Teresina.

Festival da cajuína em Teresina. Foto: google

Além de promover e incentivar a produção da bebida genuinamente piauiense, o 3º Festival da Cajuína também conta com apresentações culturais durante a programação. O evento acontecerá de 8 a 12 de dezembro no Parque de Exposição Dirceu Arcoverde e reunirá palestras, oficinas e exposições, além de shows com Edvaldo Nascimento, Jorjão, Orquestra Sinfônica de Sanfonas, entre outras atrações.

A abertura oficial do 3º Festival da Cajuína acontece na próxima terça-feira (08), a partir das 18h. No primeiro dia do evento também ocorrerá o Lançamento Oficial do Selo de Indicação Geográfica, que comprova que o produto é genuíno e possui qualidades particulares, ligadas à sua origem, e apresentação da Orquestra Sinfônica de Violão.

O cantor, compositor e produtor cultural, Edivaldo Nascimento subirá ao palco no dia 10 de dezembro, a partir das 19h. O cantor teresinense lançou este ano um CD especial comemorando 30 anos de rock, possui em seu repertório mais de 200 músicas, além de ser um dos grandes responsáveis pela abertura do rock em Teresina. A Orquestra Sinfônica de Sanfonas, o humorista Bruno Lima, Jorjão e Álvaro Pajeú também se apresentarão no evento.

“Nós temos que manter essa tradição da cajuína no Piauí, que por muito tempo foi um produto apropriado por outros estados. O papel da Secult levando essas atrações culturais é promover a integração dos produtores de uma forma mais impessoal” afirma o Coordenador de Eventos da Secretaria Estadual de Cultura, Marcel Julian.

O Festival da Cajuína é realizado pela Cooperativa dos Produtores de Cajuína do Piauí (Cajuespi) em parceria com o Sebrae, e com o apoio da Secretaria Estadual de Cultura. Além de promover a cajucultura, o festival também agrega qualificação e capacitação dos interessados através de cursos e palestras sobre as técnicas de produção e manuseio de produtos.

“Nosso objetivo é promover e incentivar a produção da cajuína no nosso Estado. Nós esperamos cerca de 4 mil produtores nesse evento que reúne gastronomia, palestras, oficinas e apresentações culturais. Esse ano nós também teremos uma fábrica de castanhas funcionando no evento”, conta o Presidente da Cooperativa dos Produtores de Cajuína do Piauí, Lenildo Lima.

A Cajuespi conta com cerca de 120 fábricas de cajuína, onde 630 pessoas trabalham diretamente na produção da bebida. Em 2014, foram produzidas 900 mil garrafas de cajuína. Segundo Lenildo Lima, em 2015 houve uma queda na produção devido a falta de chuvas e baixa umidade do ar. Até agora a associação contabiliza a produção de 500 mil garrafas do produto.

Fonte: Ascom Secult

Siga nas redes sociais
Mais conteúdo sobre:
Próxima notícia

Dê sua opinião: