Arte e Cultura

2º Edição do Saliceu finalizou suas atividades na noite desta sexta-feira(22)

Sábado - 23/09/2017 às 16:09



Foto: Ascom Feira de livros em promoções no Saliceu
Feira de livros em promoções no Saliceu

Com a interação de estudantes, profissionais, e visitantes à leitura e principalmente ao conhecimento literário. Foi assim que o Salão do Livro do Dirceu(SALICEU), finalizou suas atividades na noite desta sexta-feira (22). O evento trouxe para o último dia de sua 2ª edição, festividades como palestras, rodas de poesia, bate-papos, premiações, seminários e show musical ao vivo com Teófilo Lima.

O evento que ocorreu no Campus Clóvis Moura da Universidade Estadual do Piauí (UESPI) é realizado pela NEAPE, em organização com a UESPI e parceria do Governo do Piauí. Na noite desta ocasião, o Saliceu trouxe consigo editorias e livrarias disponibilizadas para todos os públicos com acesso gratuito.

Para o fechamento do evento, houve a premiação para o concurso das melhores redações de alunos do 3º ano do ensino médio, com tema voltado para o ENEM, com prêmios como tabletes para as colocações: 1º, 2º e 3º lugar, tanto para o aluno, como para o professor.

A gerente do solenidade, Walderice Carvalho, explicou que o evento ocorreu com êxito e que se é esperado uma 3º edição do evento para 2018. “O Saliceu colaborou muito para as grandes escolas e comunidades do grande Dirceu incentivando a leitura. Essa versão do Saliceu, é uma versão melhorada do que foi o primeiro. Nesse evento houve o envolvimento de 31 escolas. Nosso intuito foi atingido, a proximidade dos alunos com a leitura foi grande. E para 2018, espera-se uma 3º edição do Saliceu” diz.

Junto às festividades da noite, encontra-se a palestra do poeta maranhense, Celso Borges, que trouxe citação de poesia e música para o evento com o tema: “A posição da poesia é oposição”, contando um pouco sobre a poesia e seu espaço no mundo. Na sua citação, a poesia se entrelaça com a cultura moderna, cultura popular, ritmos de hip-hop e rock.

Para ele, o objetivo da poesia é contagiar as pessoas com o ritmo que ela traz. “Mais do que palestra, farei um recital, desenvolvo a mais de 10 anos um trabalho de poesia no palco, com música. Nós construímos paralelamente um discurso poético em cima do palco, que tem o intuito de fazer as pessoas perceberem a poesia de uma maneira diferente, não apenas silenciosamente, mas com o impacto sonoro por detrás dela. A poesia é música também, ela tem um ritmo”, explica.

O estudante de Ensino médio, Paulo Henrique, conta a importância que o evento trouxe para ele. “Para mim, o Saliceu foi uma experiência muito legal porque traz para a galera daqui do Dirceu, do sudeste principalmente, esse acesso à leitura, algo que não está mais tão presente nos jovens hoje em dia. E se está presente é questão de livros virtuais, e trazer livros físicos aqui ajuda muito, sem contar no fato de serem com custos menores”,relata.

Além de ofertar ao público nacional a oportunidade de englobar a literatura , o Saliceu trouxe consigo lançamentos de livros, contações de histórias, e muito espaço interativo para quem participou.

Fonte: Ascom UESPI

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: