2ª Saliceu será lançada na quarta-feira (13)

Evento ocorre de 20 a 22 de setembro no campus universitário da Uespi no Dirceu.


Saliceu

Saliceu Foto: UESPI - Universidade Estadual do PiauÍ

O Salão do Livro do Liceu (Saliceu) renova o seu compromisso em descentralizar eventos de leitura para bairros da capital. No próximo dia 13, às 19h, será lançada no campus da Universidade Estadual do Piauí no bairro Dirceu a segunda edição do salão, que este ano traz como tema ‘A arte existe porque a vida não basta’, frase do escritor maranhense Ferreira Goulart. O lançamento conta com a palestra “Poesia Brasileira no Século XXI”, do poeta piauiense Nathan Sousa.

A edição 2017 ocorre nos dias 20, 21 e 22 de setembro e homenageia Clóvis Moura, poeta, sociólogo e historiador de Amarante que dá nome ao campus da Uespi no Dirceu, local onde é realizado o salão do livro. No ano passado, o Saliceu homenageou Assis Brasil, grande romancista parnaibano.

Em um formato de salão do livro com entrada gratuita, o Saliceu abriga uma programação variada com direito a bate-papo literário, palestras, oficinas, feira do livro, saraus literários e estandes. O evento também conta com atividades musicais, chamadas de “Quintal do Saliceu” e deverá reunir um público diário de mais de duas mil pessoas, incluindo comunidade universitária, visitação de escolas públicas e comunidade em geral.

Um dos organizadores do evento, que é fruto de parceria entre a Uespi e a 21ª Gerência Regional de Educação, o professor Francisco Costa, acredita no reconhecimento que o evento traz para uma importante zona da cidade. ”O Dirceu é o maior bairro da nossa capital, do tamanho de Parnaíba, do tamanho de Picos. As vezes ele não participa da cena cultural de Teresina, porque muitas vezes tudo é concentrado ou no centro ou na zona leste, e o grande bairro que tem universidade, que tem 30 escolas públicas fica fora dessa cena cultural”, destacou. 

Programação

Com uma programação aberta ao público, o Saliceu mais uma vez irá reunir grandes nomes da literatura local e nacional. Atrações nacionais já estão confirmadas como a escritora cearense Ana Miranda, autora dos romances “Boca do Inferno” e “A última Quimera”; e o poeta Salgado Maranhão, poeta de Caxias que vive no Rio de Janeiro e é considerado um dos maiores do gênero no cenário nacional. 

Outra atração confirmada no Salão do Livro do Dirceu é Celso Borges, poeta maranhense reconhecido pelo trabalho com performances poéticas e na área da composição, com parcerias com músicos como o cantor Zeca Baleiro. O evento vai reunir professores da própria universidade estadual, dos campi Clóvis Moura e Torquato Neto. Diariamente serão realizadas cinco palestras, duas nos turnos manhã e tarde e uma durante a noite. 

Check Livro

Outra ação para o fomento da leitura é a distribuição gratuita de exemplares de livros para alunos da rede pública estadual. Chamada de “check livro”, a iniciativa garante um livro grátis para os estudantes que marcarem presença do salão. Cerca de dez mil livros já foram garantidos por meio de emenda parlamentar, e mais seis mil pela Universidade Estadual. Eles serão destinados a alunos de escolas públicas e do campus Clóvis Moura, respectivamente.

Espaço para crianças

Voltando-se para o público infantil, a organização aposta em espaços e programações com atividades específicas para crianças. A Contação de Histórias é uma delas. “O grande objetivo da nossa feira, do nosso salão é despertar o gosto pela leitura, formar novos leitores. Esse é o grande objetivo. Quanto mais cedo conseguirmos, melhor”, explica o professor Wellington Soares, um dos idealizadores do Saliceu.

Fonte: CCOM

Siga nas redes sociais
Mais conteúdo sobre:
Próxima notícia

Dê sua opinião: