Arte e Cultura

1º Festival de Forró Pé de Serra é lançado e abre inscrições para compositores

Terça - 16/01/2018 às 18:01



Foto: Ascom Gonzaga Lú
Gonzaga Lú

Foi lançado nesta terça-feira (16) no teatro do Palácio da Cultura (SECULT) o 1º SANFONIA - Festival de Forró Pé de Serra do Piauí, que acontece de 27 de fevereiro a 1º de Março no Teresina Shopping. O evento que visa revelar novos compositores e impulsionar o forró pé de serra no Estado irá premiar as melhores composições inéditas no gênero. As inscrições de músicas já estão abertas e seguem até 16 de fevereiro.

O festival é destinado aos compositores de todo o Brasil e vai distribuir 10 mil reais em prêmios para os três primeiros colocados, além de premiação para melhor intérprete, melhor sanfoneiro, melhor zabumbeiro e melhor triangulista.

“Esperamos também com este evento aumentar o número de amantes do forró pé de serra, contribuindo com o fortalecimento da música piauiense e brasileira, estimulando o surgimento de novos talentos, em especial daqueles que são amantes do forró tradicional nordestino”, afirma um dos curadores do evento, Chagas Vale.

A música a ser inscrita deverá ser gravada com bom nível de qualidade e preferencialmente com sanfona, zabumba e triângulo. As inscrições serão feitas apenas pela internet através do facebookFestival Sanfonia Teresina e pelo email festivalsanfoniateresina@hotmail.com.

“É muito importante para nossa cultura ter uma lei como o Siec que apoia projetos como o Sanfonia. Há alguns anos cerca de apenas 4 projetos recebiam esse apoio, no ano passado aprovamos 100 projetos, dentre eles esse festival maravilhoso que valoriza a raiz da nossa cultura nordestina”, conta o secretário estadual de Cultura, Fábio Novo.  

O SANFONIA será composto de 02 (duas) classificatórias e 01 (uma) finalíssima, sendo que em cada classificatória concorrerão 12 (doze) participantes, e serão classificadas 06 (seis) músicas por dia, que irão para a grande final do dia 1º de Março, totalizando um número de 12 (doze) finalistas.

O festival é uma realização da Colônia Gonzaguiana com o apoio da secretaria estadual de Cultura - Secult, através do Sistema de Incentivo Estadual à Cultura – Siec.

Fonte: Ascom

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: