Saúde

14 cuidados essenciais que você deve ter com mente e o corpo em 2017

Os cuidados com a saúde passam também pelo nosso bem-estar, em como estamos nos sentindo, como estamos lidando com as alegrias, estresse e frustrações do dia-a

Terça - 10/01/2017 às 13:01



Foto: resulta2LOCALES | El Directorio Online de tu Ciudad Cuidados com a mente e com o corpo
Cuidados com a mente e com o corpo

Nessa época em que as temperaturas facilmente ultrapassam os 40ºC, os cuidados com a beleza devem ser redobrados. Até mesmo quem não curte muito a estação mais quente do ano acaba se contagiando pelo clima de descontração que ela traz.

Cuidados com o corpo, a pele e os cabelos

Segundo os vigilantes do peso, durante o verão costumamos ficar mais tempo ao ar livre, seja na praia ou na piscina ou em outras atividades ao ar livre, como andando de bicicleta ou patins. A exposição intensa ao sol sem proteção pode fazer mal à pele e aos cabelos. Alguns cuidados básicos, como passar protetor solar e usar boné e óculos escuros parecem fáceis de fazer, mas existem outras atitudes simples que podemos tomar para não descuidar da pele e dos cabelos e mantê-los fortes, brilhantes e saudáveis.

- Evitar a exposição ao sol no horário entre 10 e 16h é um cuidado fundamental para manter a saúde da pele durante o verão. Os raios solares podem trazer muitos problemas de pele a curto e longo prazo, como manchas, ressecamento e até câncer.

- Não basta passar o protetor solar somente quando sair de casa ou chegar na praia. Ele deve ser reaplicado sempre que sair do mar ou da piscina, suar excessivamente ou a cada 2 horas de exposição ao sol, mesmo ficando debaixo do guarda-sol.

- Usar boné, chapéu e roupas claras e leves é muito importante para se sentir bem em atividades ao ar livre durante o verão.

- Ao voltar da praia ou da piscina tome logo um bom banho. O sal e cloro quando permanecem por muito tempo na pele e nos cabelos podem causar ressecamento, manchas e alergias.

- Não prenda os cabelos molhados, pois pode haver aparecimento de caspa, enfraquecimento e queda dos fios.

- Alimentos como laranja, cenoura, abóbora, beterraba, frutas vermelhas, nozes e castanhas possuem vitaminas e substâncias antioxidantes que ajudam a manter a saúde da pele e dos cabelos.

- Não use maquiagem pesada se for se expor ao sol. Procure produtos aprovados por dermatologistas e que contenham filtro solar em sua composição.

- Mantenha sua pele e cabelos hidratados bebendo bastante líquido e utilizando produtos hidratantes específicos.

- Utilize sempre óculos escuros com proteção contra os raios solares comprovada. O sal e o cloro também podem causar coceira, vermelhidão e alergias aos olhos, portanto após mergulhar, sempre lave os olhos com água limpa.

Aproveite a hora a mais de sol que o horário de verão proporciona para fazer mais atividades ao ar livre, como caminhadas, andar de bicicleta ou de patins. Marque piqueniques após às 16h e desfrute de um lindo pôr-do-sol. Ir à praia no final do dia também é uma ótima experiência, pois as temperaturas estarão mais amenas e a praia mais vazia.

Se estiver de férias junto com seus filhos, netos ou sobrinhos, aproveite para levá-los ao parque, pracinhas, brincar ao ar livre.... Criem novas brincadeiras e formas de se exercitar: pode ser um concurso de dança, uma competição de bambolê ou de pular corda, ou o que a sua criatividade imaginar! O importante é se manter ativo e aproveitar o verão! Cozinhar junto com as crianças também é uma forma de apresentar os alimentos e incluir hábitos saudáveis na infância.

Cuidados com a mente

Como diz o ditado, mente sã, corpo são. Os cuidados com a saúde passam também pelo nosso bem-estar, em como estamos nos sentindo, como estamos lidando com as alegrias, estresse e frustrações do dia-a-dia. Nos meses mais quentes do ano, as pessoas costumam estar mais dispostas, alegres e abertas a novas experiências. Sentir-se bem é uma parte muito importante do processo de emagrecimento. Aproveite o verão para fazer atividades relaxantes e prazerosas!

- Redefina suas metas: avalie quais as atitudes negativas que podem estar te influenciando e atrapalhando a sua perda de peso.

- Aprenda uma nova atividade: aproveite para aprender a nadar, pintar, fazer uma horta em casa, e até mesmo cozinhar. Nada melhor do que um novo hobbie para tirar o corpo da preguiça!

- Permita-se um tempo só para você: tire alguns minutos do dia só para você. Leia aquele livro que já está na estante há algum tempo, escute música, veja um filme, caminhe, faça uma massagem. Até mesmo um passeio no shopping pode servir para aliviar as tensões do dia-a-dia.

- Encontre amigos e a família: nada é tão bom como estar junto das pessoas que amamos e que nos fazem sentir bem. Aproveite para encontrar aqueles amigos de escola ou reunir a família para um almoço especial!

- Não deixe para amanhã o que se pode fazer hoje: comece seu Plano de Emagrecimento, arrume o armário, inicie uma nova atividade física!

Fonte: Noticias ao Minuto

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: