133 espécies correm risco de extinção na Bahia

Animais que existem apenas no estado, como o mico-leão-de-cara-dourada, a lagartixa-de-mucugê e o calango do abaeté foram citados


Onça pintada está na lista de animais ameaçados de extinção

Onça pintada está na lista de animais ameaçados de extinção Foto: Divulgação/Centro de Instrução de Guerra na Selva

133 espécies animais podem desaparecer na Bahia. O alerta está em um estudo da Secretaria de Meio Ambiente do Estado (Sema), em parceria com mais de 40 instituições. Além das que estão ameaçadas, outras 141 também correm risco de extinção, tendo sido definidas como em condição vulnerável.

Conforme a pesquisa, outras cinco espécies já são consideradas regionalmente extintas, e outras 54 se encontram em perigo crítico. Superintende de Estudos e Pesquisas Ambientais da Sema, Luiz Ferraro conta que 2.607 espécies foram avaliadas e 10% estão em risco. "Não é um número alarmante, mas é preocupante. Mas não diverge muito da lista de outros estados", explicou ao Correio da Bahia.

Na lista publicada no Diário Oficial, estão o papagaio-do-peito-roxo, a onça-pintada, o ouriço-preto, o gavião-real, a preguiça-de-coleira, o peixe mero, a jararacuçu-tapete, e a perereca-de-capacete. Animais que existem apenas na Bahia, como mico-leão-de-cara-dourada, a lagartixa-de-mucugê e o calango do abaeté foram citados.

Fonte: Noticias ao Minuto

Siga nas redes sociais
Mais conteúdo sobre:
Próxima notícia

Dê sua opinião: