Municípios

126 anos de Timon: Relatos de uma cidade em crescimento

Timon 126 anos: uma grande história para contar, um grande futuro para viver

Terça - 20/12/2016 às 17:12



Foto: Ascom história de Dona Ana Maria Batista Lopes
história de Dona Ana Maria Batista Lopes

A história de Dona Ana Maria Batista Lopes, que veio de São Domingos do Maranhão há mais de 40 anos para Timon junto com seu marido e 14 filhos, se mistura com a história da cidade.   Em seus 82 anos de vida, com a memória ativa, cheia de sabedoria, Dona Ana, como é conhecida, carrega muitas lembranças, agora compartilhadas em razão do aniversário de Timon.

Moradora da Avenida Francisco Carlos Jansen, dona Ana lembra em detalhes como a cidade mudou. “Lembro que aqui na porta da minha casa era só chão batido e em frente, ali no centro de artesanato, funcionava um mercado de frutas. Vendo essa avenida assim, asfaltada, bonita, fico feliz. Lembro também que depois veio a Avenida Jaime Rios, que hoje é essa avenida cheia de comércio. As avenidas Piauí e Teresina são mais novas, e olhando elas fico orgulhosa de como são estruturadas. Tudo antes era muito diferente do que é hoje, antes tudo era mais difícil, mas mesmo assim sempre fomos felizes em Timon”.

Dona Ana também lembra como bairros que hoje são chamados de Parque Piauí I e II, Mutirão e São Benedito estão mudados. “Antes para aquele lado da cidade era só areia e uma imensa área verde, tanto que era chamada de Cinturão Verde, mas já tinha o Hospital Alarico Pacheco. Para a gente que morava aqui na entrada da cidade, o hospital parecia longe e hoje, com todas essas ruas asfaltadas e organizadas, já acho mais perto.”

Sobre o futuro de Timon, Dona Ana expressa um sentimento de boas expectativas e diz o quanto ama a cidade e deseja mais desenvolvimento para este lugar que tanto a acolheu. “Sou feliz aqui, porque meus filhos são felizes, e isso pra mim é o bastante, pois moro em um lugar onde hoje tudo que preciso encontro aqui, não é necessário mais atravessar a ponte, pois qualquer mercadoria tem em Timon. Ao ver tanta coisa boa chegando, só desejo que mais e mais crescimento aconteça”.

Fonte: Ascom Timon

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: