Saúde

11 dicas de sobrevivência para emagrecer (e manter o peso!) em 2017

Aproveite o início de um novo ano para rever suas metas e o que você precisa mudar para alcança-las

Sábado - 14/01/2017 às 11:01



Foto: Reprodução Perca peso sem perder a saúde.
Perca peso sem perder a saúde.

Nessa época em que as temperaturas facilmente ultrapassam os 40ºC, os cuidados com a saúde devem ser redobrados. Cuidar melhor da alimentação para não fugir das suas metas, cuidar da pele, exercitar-se, aproveitar a horinha a mais de sol que ganhamos com o horário de verão... Até mesmo quem não curte muito a estação mais quente do ano acaba se contagiando pelo clima de descontração que ela traz. Aproveite o começo do ano e todo o verão de forma saudável e aproveite o que de melhor ele pode te oferecer!

Não esqueça suas metas! Aproveite o início de um novo ano para rever suas metas e o que você precisa mudar para alcança-las. Se seu objetivo é perder peso, liste os hábitos que podem estar te atrapalhando nesse processo. Já se o que você almeja é ser mais ativo, procure atividades prazerosas que se encaixem na sua rotina, segundo os Vigilantes do Peso.

Cuidados com a alimentação

É possível manter a dieta mesmo numa época em que muitas pessoas estão de férias, viajam, curtem dias ao ar livre, na praia ou na piscina. Tenha em mente que planejamento é tudo! Se está de férias, tenha sempre opções saudáveis em casa para não descuidar da dieta. Se vai curtir um final de semana na praia, programe-se para levar lanches nutritivos e não precisar recorrer às comidas vendidas nos quiosques ou na areia.

Final de semana na praia

Vai passar o final de semana na praia? Veja algumas dicas de como se alimentar de forma saudável e segura:

- Leve seu próprio lanche: muitas vezes não temos boas opções de comida ou lanches nas praias. Procure levar bastante água, sucos naturais, sanduíches leves feitos com pão integral, além de frutas.

- Frutas ricas em água são ótimas opções para se manter hidratado: invista em abacaxi, pera, melancia, melão, uvas. Deixe as frutas na geladeira no dia anterior e leve em uma bolsa térmica para mantê-las geladas, assim a sensação de refrescância será maior.

- Evite comprar alimentos comercializados na areia: espetinhos de queijo, frutos do mar e sanduíches com maionese mal armazenados e expostos ao sol podem estar contaminados e ocasionar doenças transmitidas por alimentos. Caso precise comprar alguma coisa, opte por alimentos industrializados, como bebidas em copos ou garrafas e picolés.

Mantenha-se hidratado!

Com as altas temperaturas, perdemos muito líquido através do suor e quando temos a sensação de sede, é porque já perdemos uma boa parte da hidratação do organismo. Por isso, manter-se adequadamente hidratado é a chave para sentir-se bem durante todo o verão!

- Beba bastante líquido: além de água, também podemos aumentar nossa ingestão de líquidos com água de coco, sucos naturais, mate, chás gelados, frutas e legumes ricos em água, como o abacaxi, a melancia, o chuchu e o tomate.

- Experimente água aromatizada: dê sabor à água adicionando rodelas de limão, laranja, pepino ou abacaxi, morangos em pedaços, folhas de hortelã ou manjericão, gengibre ou outros ingredientes à sua escolha. Experimente utilizar água com gás par ter uma nova experiência!

- Prepare seu próprio picolé: utilizando sucos naturais e forminhas próprias para picolé, você vai garantir sua hidratação com muito mais sabor. Sucos de frutas como maracujá, melancia, goiaba e tangerina são ótimas opções para fazer seu picolé caseiro.

- Evite excesso de bebidas alcoólicas: consumir bebidas alcoólicas em excesso levam a uma maior perda de água, principalmente através da urina. Caso faça consumo de bebidas alcoólicas, o ideal é também beber bastante água.

Comendo fora

Nos meses de dezembro e janeiro muitas pessoas costumam estar de férias, seja para aproveitar o verão ou para ficar mais tempo com os filhos. Aumentam os convites para festas, churrascos, piqueniques, idas aos barzinhos e lanchonetes. As pessoas também costumam ir mais à praia ou ao clube. O cuidado com a alimentação fora de casa deve ser redobrado, tanto para manter a dieta quanto pela preocupação com a qualidade dos alimentos.

A sua relação com a comida deve ser a mais natural possível, sem sofrimento nem privações! Você não precisa se privar do convício social nem deixar de comer fora, basta estar atento a essas dicas:

- Na praia ou em passeios ao ar livre, procure ingerir bastante líquido e escolha sempre comer frutas, legumes, sanduíches de pão integral com proteínas magras como peito de peru light ou queijo cottage.

- Pesquise o cardápio do restaurante que vai visitar e procure optar pelas carnes grelhadas, legumes cozidos, arroz ou massa integrais e molhos leves, como os à base de tomate ou legumes, iogurte natural ou ervas.

- Evite frituras, alimentos gordurosos ou com excesso de sal, principalmente se for fazer alguma atividade ao ar livre. O organismo demora para digerir esses tipos de alimentos e você pode ficar desidratado ou sentir-se mal.

- Receba seus amigos em casa com petiscos saudáveis e refrescantes: tiras de cenoura e aipo com molhos à base de iogurte natural ou queijo cottage e ervas, espetinhos de frutas variadas, água aromatizada com limão e hortelã, queijo branco e tomate cereja temperados com manjericão. Use a sua criatividade!

Evite fazer atividades físicas prolongadas exposto ao sol e nunca permaneça muito tempo em jejum ou sem beber água. Você pode ficar desidratado, sentir tonturas, dores nos olhos e na cabeça e até sofrer algum tipo de acidente.

Aproveite as frutas e legumes da estação! Além de estarem com um preço mais baixo, durante o verão encontramos frutas e legumes ricos em água, que irão ajudar a te manter mais hidratado e saudável: abacaxi, acerola, ameixa, coco verde, laranja pera, manga, melancia, melão, pêssego, uva, pepino, tomate, rabanete e aipo.

Fonte: Noticias ao minuto

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: