100% das unidades do SUS municipal contam com sistema informatizado

Sistema interligado pela internet permite mais agilidade na entrega dos resultados para os pacientes


SUS

SUS Foto: Exame - Abril.Com

Um total de 96 postos de coleta, entre Unidades Básicas de Saúde, hospitais e centros conveniados, já trabalham com o sistema de exames totalmente informatizado, que utiliza a internet para transmitir com mais rapidez informações sobre os pacientes. O sistema conecta estas unidades diretamente ao Centro de Diagnóstico Raul Bacelar, responsável pelos exames laboratoriais da rede municipal de saúde.

O número corresponde a 100% do total de postos de coleta de exames do município. “A informatização permite uma maior agilidade na entrega dos resultados dos exames, que podem ser impressos na própria unidade, ou pelo usuário em qualquer computador com acesso a internet, através de localizador e senha específicos fornecidos no comprovante de realização dos exames”, conta a diretora do Raul Bacelar, Evelma Vasconcelos.

O paciente dá entrada e após a coleta do material para exames nas Unidades de Saúde é gerada uma etiqueta com um código de barras, que identifica todos os tubos. Uma vez levados ao laboratório, eles são identificados por este código e entram imediatamente no sistema, que faz todo o controle de informações. O resultado sai de 24 a 48 horas. “A informatização nos traz agilidade na entrega do exame, mas não só isso. A questão da segurança para o usuário também melhora, já que ele é identificado no sistema, diminuindo muito a chance de erro de identificação em seus exames”, informa Evelma Vasconcelos.  

O Centro de Diagnóstico Raul Bacelar atende toda a rede pública municipal: atenção básica, rede hospitalar e ainda alguns órgãos estaduais, federais e instituições filantrópicas como Hospital do Mocambinho, Tribunal de Justiça e Hospital São Carlos Borromeu. O local realiza os exames clínicos nas especialidades de bioquímica, hematologia, imunologia, hormônios, baciloscopia, parasitologia, urinálise e citologia. 

Fonte: PMT

Siga nas redes sociais
Mais conteúdo sobre:
SUS
Próxima notícia

Dê sua opinião: