Verbo

Verbo

CULTURA

Festival Nacional de Quadrilhas de 2024 será em São João do Arraial, no Piauí

A cidade realiza nos dias 30, 1º, e 2 de julho, o 18º Festival Cultural dos Cocais

Cintia Lucas

Quarta - 28/06/2023 às 18:30



Foto: Reprodução Quadrilha em São João do Arraial
Quadrilha em São João do Arraial

A cidade de São João do Arraial, distante 216,8 Km de Teresina, realiza nos dias 30 de junho, 1º e 2 de julho, mais uma edição do 18º Festival Cultural dos Cocais, um dos maiores do Norte do Piauí. A festa reúne as maiores quadrilhas juninas do estado, unindo tradição, cultura, dança, cores e alegria. 

A prefeita Vilma Lima (PT) informa que nos dias de festa, a cidade vai sediar o 13º Concurso Estadual de Quadrilhas, organizado pela Federação de Quadrilhas do Piauí. De acordo com a prefeita, a tradição do São João no município é tão forte que a cidade foi escolhida para sediar, no dia 29 de julho, o Nordestão, que vai escolher a melhor quadrilha do Nordeste. 

Vilma Lima informou também que no próximo ano a cidade de São João do Arraial vai sediar a etapa nordestina do Festival Nacional de Quadrilhas. "Essa é uma vitória da nossa gente, que gosta de festa e vive cultura na pele", explica a prefeita.

Vilma Lima, prefeita de São João do Arraial
Segundo Vilma, o município está em festa por mais uma vez poder celebrar esse festival, que foi criado em 2005, com o objetivo de incentivar e preservar a cultura das quebradeiras de coco babaçu. O festival já faz parte do calendário de eventos do estado, oficializado pelo governador Rafael Fonteles (PT), reconhecendo que a festividade valoriza a tradição e cultura do Território dos Cocais e tradição junina.

 “O festival foi uma iniciativa do ex-prefeito e agora deputado estadual Francisco Limma e foi criado a partir de uma reflexão dele sobre um momento que fosse de recreação e também de aprendizado. Daí surgiu o festival, a partir do nome do município, São João, que é o padroeiro e Arraial, que são as quadrilhas e hoje ele está na sua 18ª edição”, disse a prefeita.

As famílias da cidade se voltam para o festival. Todas as peças que compõem o cenário são artesanais e produzidas por pessoas do município. É o ano inteiro de produção para a data, movimentando a economia local, fortalecendo o comércio. Além disso, são muitos talentos do artesanato descobertos nesse período.

 “São João do Arraial tem um povo muito acolhedor e nós trabalhamos muito essa acolhida. Estamos prestes a receber um Parque Municipal Ambiental e por isso estamos compreendendo a importância do turismo”, disse a prefeita.

Siga nas redes sociais
Cintia Lucas

Cintia Lucas

Cintia Lucas é jornalista formada pela Universidade Federal do Piauí e mestra em Comunicação pela mesma instituição. A coluna vai abordar os bastidores da notícia, com foco em temas de interesse público. Contato: cintialuc1@hotmail.com

Compartilhe essa notícia: