Verbo

Verbo

CULTURA

Fábio Novo diz que aprovação de academias e padarias na Lei Aldir Blanc é fake news

Ele explica que uma auditoria foi feita e 120 propostas foram desclassificadas

Cintia Lucas

Terça - 29/12/2020 às 14:26



Foto: Divulgação Fabio Novo
Fabio Novo

O secretário estadual de Cultura, Fábio Novo (PT), enviou vídeo à imprensa nesta terça-feira, 29, onde esclarece sobre a aplicação da Lei Aldir Blanc e destaca a transparência do processo de seleção.

Ele explica que uma auditoria foi feita e 120 propostas foram desclassificadas. Sobre as notícias de que academia, padaria e salão de beleza teriam sido beneficiados, ele classifica como fake news.

“A verdade é que mais de 1.300 artistas e produtores culturais estão sendo beneficiados pelas ações da Secult. O Piauí é o Estado mais avançado no país com a aplicação dos recursos”, disse o secretário.

No vídeo, ele afirma que “sobra a Lei Aldir Blanc, uma coisa é o auxílio emergencial, isso já foi feito, aquele artista que tem direto de receber as três parcelas de R$ 600. E quem dá a palavra final sobre essa parte não é a Secult, mas a DataPrev, depois que cruza os CPFs e diz quem pode receber. Essa fase já passou”, afirma Fábio Novo.

A fase atual de seleção de projetos, segundo o secretário, é a fase do fomento, onde existem três editais lançados e que estão à disposição da população para voltar a aquecer o setor cultural. Nesta fase, valem várias iniciativas, de pessoas físicas, grupos que não são formalizados e não tenham CNPJ e também empresas culturais e associações. 

“Estamos trabalhando intensamente para que recebam os recursos da lei quem têm direito a receber. O Piauí é o Estado mais avançado neste momento, é o que consegue aplicar mais”, avalia Fábio Novo.

Confira o vídeo:


Siga nas redes sociais
Cintia Lucas

Cintia Lucas

Cintia Lucas é jornalista formada pela Universidade Federal do Piauí e mestra em Comunicação pela mesma instituição. A coluna vai abordar os bastidores da notícia, com foco em temas de interesse público. Contato: cintialuc1@hotmail.com

Compartilhe essa notícia: