Vavá Ribeiro, o romantismo da música piauiense

Vavá Ribeiro Vavá RibeiroFoto: Divulgação

Nascido em Oeiras, antiga primeira capital do Piauí, Vavá Ribeiro viveu a década de 80 na região de Juazeiro-BA, onde toda a diversidade da música popular brasileira chegava com muita facilidade. Apesar de toda adversidade da ditadura, ouvia-se no rádio o melhor de Minas, o roque sulista, a bossa carioca e as grandes pérolas da Bahia.


Com indizíveis influências, começou a cantar aos 14 anos no interior da Bahia, e aos 17 encantou-se definitivamente pela música. Foi em 1990, que começou a tocar e cantar pela noite de Teresina. Em 1996 foi um dos finalistas do Festival Canta Nordeste, repetindo o show em 1997.


O cantor e compositor já gravou cinco CD's - “Pelos Bares da Vida”, “Por Essas Ruas”, "Do Seu Lado”, “Calmaria” e "Rotas de Reis" -, onde mostra a influência de grandes nomes da música popular brasileira, como Chico César, Zeca Baleiro, Lenine e Caetano Veloso. Com esses trabalhos autorais gravados, Vavá vem despertando a curiosidade de pessoas de várias regiões do país, pela qualidade e quantidade de CDs que tem vendido, dada à sensibilidade apresentada em torno da sua obra, além de uma voz suave que faz desabrochar qualquer coração adormecido. Vavá fez shows dentro e fora do Brasil.

Show de Vavá Ribeiro
Em 2000, acompanhou o cantor Belchior numa turnê que percorreu vários Estados, e abriu seus shows em turnê europeia, participou de duas edições do festival “Cantos do Piauí”, ficando entre os vencedores. Em 2005 participou da I Mostra Sesc de Música ficando em 2º lugar dentre os 14 concorrentes.


Com belas canções e uma maneira singular de interpretar suas músicas e músicas de outros artistas, Vavá Ribeiro continua atraindo fãs por onde passa, sem dúvida um dos maiores nomes da música piauiense contemporânea. Suas letras em sua maioria falam de amor e outras experiências vividas pelo cantor, de maneira poética o artista consegue passar para o ouvinte com seu talento e sutileza toda a emoção que faz parte de sua música.


Vavá Ribeiro está sempre cantando nas noites de Teresina e em cidades vizinhas, adquiriu fama e respeito pela capacidade de interpretar canções difíceis e outras belíssimas, que compunha ao longo dos anos.

Comentários