É justo pagar pela nossa bagagem nos voos?

Turismologia TurismologiaFoto: Reprodução

Diversos senadores se manifestaram a favor do decreto que revoga as cobranças por parte das aéreas

O Senado Federal, por meio de Projeto de Decreto Legislativo (PDS), quer revogar a cobrança de bagagens despachadas em aviões de companhias que atuam no Brasil. O poder legislativo argumenta que a medida não diminuiu os preços das passagens, conforme havia sido previsto pela Anac. Os senadores devem pressionar o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, para votar o decreto no plenário.

A Resolução 400 da Anac, ,editada no fim de 2016, concedeu às empresas aéreas permissão para cobrar dos passageiros pelo despacho das bagagens, permitindo levar apenas um volume inferior a 10 quilos dentro da aeronave. Porém, levantamentos da Fundação Getúlio Vargas (FGV) e do IBGE constataram aumentos dos preços das passagens em 35,9% e 16,9% respectivamente.

Resposta da Anac e da Abear

Os representantes das empresas aéreas e a Anac contestaram os números da FGV e do IBGE e afirmaram que os preços das passagens caíram nos aeroportos após as bagagens passarem a ser cobradas. O diretor-presidente da Anac, José Ricardo Botelho de Queiroz, assegurou que o preço médio da tarifa aérea registrado de janeiro a novembro de 2017 foi de R$ 350,21, o menor dos últimos anos.

“A média de janeiro a novembro é a mais baixa da história da aviação civil desde 2000. Convidem o IBGE. Quando o IBGE analisou a questão de bagagem? Nunca. Aqueles dados não analisam por exemplo a sazonalidade. Nós analisamos todas as 113 milhões de passagens efetivamente vendidas no Brasil”, afirmou o diretor da Anac.

Segundo o presidente da Abear, Eduardo Sanovicz, IBGE e FGV têm propostas metodológicas diferentes, que não dão conta de toda a diversidade da malha área.

“Um escolhe seis rotas, o outro oito rotas. Temos três mil voos diários. A Anac, quando publica tecnicamente, é mais correto porque dá conta do conjunto da malha aérea. Posso garantir aos senhores, do ponto de vista técnico, que estes dados colocados aqui não se prestam a medir corretamente preço de bilhete aéreo”, afirmou o executivo.

Com informações de Senado Notícias

OPERADORA CVC REALIZOU SUA PRIMEIRA CONVENÇÃO INTERNACIONAL

Turismologia

Foto: divulgação CVC

A operadora CVC realizou sua primeira Convenção no exterior, no Hotel Atlantis, em Dubai.

Depois de lançar o destino como hub ano passado , a operadora investe pesado para embarcar 80 mil brasileiros nesse que é considerado a “porta da entrada para a Ásia”. Enquanto busca alcançar essa meta, a equipe também tem voltado seus esforços para desenvolver novas soluções e vender mais.

Uma delas, apresentada em primeira mão aos mais de 1,7 mil participantes do evento, foi o lançamento do + Venda CVC. Encarregado de mostrar essa novidade, o diretor geral, Emerson Belan, deu uma introdução sobre a ferramenta.

Trata-se de uma plataforma de treinamento, cursos e gestão, incluindo conteúdos sobre vendas, direcionados para necessidades especificas de cada perfil, ou seja, vendedores, gerentes e franqueados.

A segunda delas, concebida como um projeto inovador, é o Docu Sign. Acompanhado da gerente de Suporte a Vendas, Viviane Pio, o serviço fará com que documentos e contratos da CVC sejam armazenados em uma nuvem. De acordo com a empresa, haverá uma economia de 40 milhões de páginas impressas por ano . Os detalhes de poupança em gastos não foram revelados.
“Essas duas novidades visam facilitar o dia a dia da loja para que os agentes de viagens possam facilitar o envio e digitalização das documentações das viagens aos clientes, focar seus esforços nas atividades e no relacionamento com os consumidores”, destacou Belan.

NACIONAL E INTER
Em relação a produto de viagens, o diretor executivo Produtos Terrestres Nacional, Claiton Armelin, subiu ao palco para dar uma pincelada sobre o novo portal do fornecedor. Com enfoque na parceria com redes hoteleiras, a plataforma irá contar com mais de quatro mil resorts e hotéis do Brasil conectados ao inventário.

Ainda em relação ao doméstico, Armelin destacou a ampliação do projeto Villas CVC dentro dos hotéis e a transformação de empreendimentos hoteleiros para o formato all inclusive. Já no internacional, a operadora aposta em uma programação completa para a realização de casamentos no Caribe, bloqueios aéreos com a Gol para a temporada de Bariloche. Novidades em produtos junto a redes como Iberostar, Meliá, Universal e Disney também complementam a nova programação, mas seus detalhes são mantidos em sigilo.

Fonte: Panrotas/CVC

Festuris abre inscrições; agentes não pagam até 31 de maio

Turismologia

Foto:divulgação

Realizada anualmente em Gramado, a Festuris reúne grandes nomes do trade que apresentam as novidades e têm a oportunidade de firmar novos negócios

Foram abertas as inscrições para a Festuris 2018, nesta quinta-feira (1º), que neste ano ocorrerá entre os dias 8 a 11 de novembro, no Serra Park em Gramado (RS). As inscrições, que já podem ser feitas pelo site do evento , são gratuitas para agentes de viagens do Brasil e do exterior até o dia 31 de maio. Profissionais do trade em geral e estudantes terão tarifas especiais.

“O Festuris é uma plataforma de negócios criada para fomentar o setor turístico brasileiro e voltada para a geração de negócios, palco de conhecimento e atualizações, além de um foco direto nos profissionais, principalmente o agente de viagem. Por isso nesta etapa inicial os agentes de viagens podem se credenciar gratuitamente. Sempre dizemos que o Festuris é do agente”, destaca a diretora do evento, Marta Rossi.

WTM Latin America terá Speed Networking Sessions

nos três dias de evento

Turismologia

A WTM Latin America trará cinco sessões de Speed Networking entre os dias 3 e 5 de abril durante a 6ª edição do evento, que será sediado no Expo Center Norte, em São Paulo. Com o objetivo de contribuir para a geração de negócios e facilitação de networking, as sessões darão a oportunidade para que os buyers conheçam os principais destinos e empresas de turismo presentes no evento em reuniões de 5 minutos e para que expositores conheçam os influenciadores digitais.

“As sessões de Speed Networking têm uma receptividade incrível. Em 2013, quando lançamos a WTM Latin America organizávamos uma única sessão entre hosted buyers e expositores, e hoje, ofereceremos 5 sessões, com buyers, gestores e influenciadores digitais. Isso é sensacional”, afirmou a Gerente de Marketing da WTM Latin America, Thais Del Ben.

“O motivo do sucesso dessas sessões, além de sua eficiência e foco em resultado, é porque elas exigem uma organização minuciosa, com buyers e influenciadores selecionados a dedo e uma execução quase impecável”, completou a executiva.

Horários das reuniões

O primeiro dia do evento, terça-feira (3), das 14h às 15h, será realizada a primeira sessão entre gestores de viagem corporativos da TMG (Travel Managers Group) e expositores na Corporate Travel Area. Com mesas identificadas com o nome das empresas, os mais de 25 gestores de viagens corporativas receberão os expositores em reuniões de 5 minutos, para troca de cartões, interesse de negócios e parcerias futuras.

No mesmo dia, das 16h às 17h, a sessão dos hosted buyers da Embratur será realizada na Networking Area e contará exclusivamente com a participação de expositores brasileiros e buyers selecionados pela Embratur.

No segundo dia de WTM Latin America, quarta-feira (4), a primeira sessão do Speed Networking será realizada das 10h30 às 12h, no Networking Area e contará com até 100 buyers, entre eles hosted buyers e membros do WTM Buyers’ Club preparados para receber todos os expositores da WTM Latin America.

No mesmo espaço, das 16h às 17h, será realizado o Digital Influencers’ Speed Networking que contará com 30 influenciadores digitais com o objetivo de promover os destinos e produtos dos expositores para seus milhões de seguidores. A sessão é mais uma oportunidade de colocar influenciadores digitais e expositores em contato de uma maneira dinâmica, eficiente e objetiva.

Já no último dia de evento, quinta-feira (5), as reuniões do Speed Networking serão realizadas na parte da manhã, das 10h30 às 12h, também no Networking Area.

Fonte:Brasilturis

Comentários

TURISMOLOGIA

Francisco Correia

Francisco Correia é turismólogo, escritor, guia de turismo. É coordenador das faculdades AESPI e FAPI em Teresina. email: correia.fm@gmail.com (86) 999968772 (86) 3233 6666 www.soprofissional.com.br/moodle

Sobre o Blog

O blog Turismologia tratará sobre: Turismo Artesanato Cultura Eventos Meio ambiente Desenvolvimento regional

Apoio: