Reformas sem estresse - Por Luiza Carvalho

Reformas sem estresse Reformas sem estresseFoto: Reprodução

Reformas são uma ótima maneira de transformar um espaço. Porém a perspectiva de modificar os ambientes para que eles se tornem um sonho pode rapidamente se tornar um pesadelo. Se não houver cuidado, as obras podem se tornar caras, passando do orçamento planejado, e ficar pela metade, trazendo descontentamento e desgaste físico e emocional. Para que isso não aconteça juntamos aqui algumas dicas que podem ajudar a descomplicar uma reforma.

Reformas descomplicadas

O PRIMEIRO PASSO

É se planejar. É necessário, antes de tudo, saber o que precisa ser feito, quais as reformas serão necessárias para atingir um certo objetivo. Por exemplo, se um cliente quer integrar espaços, deve ser feito um levantamento de quais paredes deverão ser demolidas, se será necessário redirecionar pontos elétricos ou hidráulicos, se precisará reforço na estrutura, entre outros aspectos. Nesse momento é essencial a presença de um profissional de arquitetura, por que ele será capaz de orientar e definir quais as melhores soluções para os ambientes, fazendo o cliente economizar bastante dinheiro mais à frente.

A primeira fase, de planejamento, é onde o cliente terá total liberdade de modificar o projeto, e deverá fazê-lo até ficar completamente satisfeito. Muitos gastos são evitados dessa maneira. Quando isso não acontece, o cliente pode mudar de ideia no meio da obra fazendo com que o trabalho feito e o material gasto seja perdido.

SEGUNDO PASSO

É pesquisar bastante. Parece algo óbvio, mas isso é constantemente deixado de lado. Para escolher materiais é necessário pesquisar preços e qualidade dos produtos. Ao contrário do que muitos pensam nem sempre a escolha mais barata é a melhor. É preciso estar de olho no custo benefício. Não adianta aplicar uma tinta mais barata de qualidade baixa se após poucos meses será necessária uma repintura. Nesses casos, o ideal é achar um meio termo, algo de qualidade por um preço não tão alto, uma boa dica é ficar atento às promoções.

TERCEIRO PASSO

É se planejar para imprevistos. Além do planejamento financeiro o ideal é que o orçamento inclua uma margem para gastos não previstos no orçamento inicial. Isso evita que possíveis surpresas na obra sejam motivos de desespero.

Reformas descomplicadas

Por fim,

QUARTO PASSO

É ficar atento à reforma. Ter presença durante a obra é algo essencial, o olhar crítico de um profissional de arquitetura ou do próprio cliente são a chave para evitar que algo saia diferente do que foi planejado. Durante as inspeções à obra teste tudo o que puder, torneiras instaladas, ar condicionados, luminárias, certifique-se de que tudo está de acordo com o projeto e que funciona bem. Verifique se os revestimentos são os que foram escolhidos, se as cores estão coerentes com o projeto. Uma boa inspeção diária evita muitos imprevistos e garante que o orçamento planejado seja cumprido.

Comentários

ARQUITETURA DESCOMPLICADA

Luiza Carvalho

Luiza Carvalho é arquiteta urbanista formada pela Universidade Federal do Piauí, pós graduanda em Design de Interiores e Ambientação pelo IPOG

Sobre o Blog

Nesta coluna você vai descobrir várias maneiras de otimizar o espaço, seja na sua residência ou no seu ambiente de trabalho, além de conhecer como a arquitetura é capaz de influenciar no dia a dia. Dicas e ideias de como economizar em obras, e como alcançar aquela casa dos sonhos. Aqui você tira dúvidas e descobre um universo totalmente novo, aqui você encontra arquitetura descomplicada.

Apoio: