Portal Piaui Hoje terá correspondentes em São José do Peixe e mais cinco municípios da região

A vereadora Daguia Araújo com Wellington Dias e o mardo dela, Raimundo Neto A vereadora Daguia Araújo com Wellington Dias e o mardo dela, Raimundo NetoFoto: Facebook da vereadora

A partir de agora o Portal Piaui Hoje vai contar com notícias direto da cidade de São José do Peixe (PI) e dos municípios vizinhos. Raimundo Neto, comerciante e liderança política daquela região será por manter colaboradores e parceiros do portal numa importante área do estado. Na tarde desta quarta-feira (01.02) Raimundo e a esposa dele, a vereadora D'guia estiveram visitando a sede do portal.

Daguia Araújo - vereadora de São José do Peixe Daguia Araújo - vereadora de São José do Peixe Foto: Piauihoje

CONHEÇA MAIS UM POUCO DA HISTÓRIA DE SÃO JOSÉ DO PEIXE

Segundo estudo do IBGE, o Povoamento de São José do Peixe teve início no final do século XIX, numa fazenda de gado pertencente a Luís Antônio de Carvalho. Em 1907, chegaram Josino Quirino da Silva, capitão Francisco de Carvalho Mendes e o tenente Aprígio Emiliano Batista, estabelecendo-se com atividades agropecuárias.

A valorização da borracha de maniçoba atraiu muitas pessoas para a região, dando início às chamadas Feiras da Maniçoba, de vital importância para o desenvolvimento da localidade.

A povoação, conhecida por Peixe, mais tarde mudou-se para uma planície, situada no outro lado do rio Piauí.
Em 1909, o tenente Aprígio deu início à construção da capela de São José, em terreno por ele doado ao patrimônio da igreja.
Em 1956, a próspera localidade foi elevada à categoria de Município, recebendo a denominação de São José do Peixe, em homenagem ao Santo Padroeiro.

FORMAÇÃO ADMINISTRATIVA - Elevado à categoria de município e distrito com a denominação de São José do Peixe, pela lei estadual nº 1440, de 23-11-1956, desmembrado dos municípios de Oeiras e São João do Piauí. Sede no atual distrito de São José do Peixe, ex-localidade de São José do município de Oeiras. Constituído do distrito sede. Instalado em 25-12-1958. Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município é constituído do distrito sede. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2005.

Comentários