O primeiro golpe do PMDB no Piauí foi logo após a ditadura militar; vítimas foram Hugo e Tancredo

A história se repetindo e registrada na imprensa A história se repetindo e registrada na imprensaFoto: Foto reprodução

O primeiro golpe do PMDB após a fim do regirme militar foi logo na eleição indireta de Tancredo Neves. Isso está documentado no extinto jornal O Estado, do Piauí, por um jornalista cearense chamdo Sílvio Leite. Era um grande repórter, boa gente, cabeludo e boêmio. Trabalhou no jornal O Estado, em Teresina, nos anos 80 do século passado.

Silvio Leite era inqueito. Vivia pelo mundo. Não parava em lugar nenhum. Era um "passageiro do mundo", como ele mesmo dizia. Gostava de uma cerveja e fumava muito. Ele veio a Teresina a convite do dono do jornal O Estado, o saudoso Hélder Feitosa. Ficou uns tempos na cidade. Mas vez por outro sumia e aperecei tempos depois.

Foi na coluna "Politica" assinada por Sílvio, em 3 de Janeiro de 1985 que ele relatou o primeiro golpe do PMDB após o golpe militar de 1964. A pérola foi encontrada agora numa pesquisa para Trabalho de Conclusão de Curso - TCC, de uma estudante de jornalismo da da Universidade Estadual do Piauí - UESPI.

Pela simples publicação em o Estado, em 3 de janeiro de 1985, é possível notar o quanto é atual o artigo do jornalista. E também revelador. Mostra que os golpistas daquela época se mantém nos mesmos grupos familiares e defendem as mesmas práticas de mordomais e privilégios.

O artigo é curto, mas mostrar que as ideias são as mesmas. Os discurso também. E mais ainda: os mostra que mesmo os que morreram deixaram seus herdeiros com os mesmos impetos e puro sangue golpista. É a história mnostrando que se repete.

A SEGUIR FOTO DO ARTIGO DE SILVIO LEITE EM 3 DE JANEIRO DE 1985.

O artigo do Silvio Leite

Comentários

BRANDADAS

Luiz Brandão

Luiz Brandão é jornalista e bacharel em Comunicação Social, formado pela Universidade Federal do Piauí. Está na profissão há mais de 36 anos e trabalhou em rádio, TV e jornal. Foi foi repórter da Rádio Difusora, Rádio Poty, da TV Timon, da TV Antares e da TV Meio Norte e também dos O Dia, Jornal da Manhã, O Estado, Diário do Povo. Foi editor chefe dos jornais Correio do Piauí, O Estado e Diário do Povo. Atualmente é diretor de jornalismo do portal Piauí Hoje.com

Sobre o Blog

O blog traz comentários e pensamentos do autor sobre notícias de várias áreas e setores, como maior dedicação aos acontecimentos políticos e sociais do Piauí, do Brasil e do Mundo.

Apoio: