BLOG DO DEUSVAL

Por Deusval Lacerda

O povo no poder

*Por Deueval Lacerda de Moraes

Já vi o slogan "O povo é o poder" em campanha eleitoral. Sei das boas intenções de quem se utilizou desse slogan e nunca duvidei dessa liderança ter visto no povo a legitimidade do poder e o verdadeiro destinatário das suas políticas públicas.

Mas vive-se outra fase e outra frase: "O povo no poder". Com uma diferença: se anteriormente precisaria do povo para dar autenticidade ao poder, pois era o pós-regime militar que impedia eleições diretas nas capitais, agora o povo é não somente a originariedade do poder como inquestionavelmente a própria razão e beneficiário do poder.

É nesse contexto que o político Wellington Dias governa o Piauí, com "O povo no poder". Por isso a liderança que exerce no Estado, os seus governos serem bem sucedidos na administração pública e as suas avaliações serem extremamente positivas nas pesquisas eleitorais.

É o jeito próprio de governar. São características intrínsecas ao governante Welington Dias, possuir verdadeira identidade e identificação com o povo piauiense, sem exasperação nem autoritarismo nem mandonismo. E com o exercício permanente do diálogo democrático e soberano.

Esse viés político-democrático-governativo foge dos membros políticos oligárquicos. Pois só o têm as lideranças políticas construídas de baixo para cima e jamais as de cima para baixo. A liderança tem em si, sem engodo nem tergiversação, a consciência democrática de servir à mais absoluta representatividade coletiva. Eis a questão.

Comentários