ARQUITETURA DESCOMPLICADA

Por Luiza Carvalho

Montando seu Home Office

Home Office Home OfficeFoto: Reprodução

Para aqueles que trabalham em casa, a montagem do home office é essencial para a qualidade das tarefas a serem executadas, mas a diminuição dos espaços nas residências tem dificultado bastante a instalação desse pequeno escritório. Aqui traremos algumas dicas e inspirações de como montar o seu home office com estilo e praticidade.

Home Office

Se você mora em uma residência antiga ou em um apartamento grande é bem provável que haja quartos extras ou até mesmo uma área reservada para um escritório. Isso é um ótimo começo, hoje em dia, espaços como esses são cada vez mais raros, porém se você é um dos sortudos com ambientes de sobra em casa, aproveite! Um espaço específico para o seu escritório abre um grande leque de possibilidades para a montagem do home office. O primeiro passo é definir qual a atividade a ser desenvolvida, caso seja um trabalho criativo é aconselhável o uso de cores estimulantes como o amarelo e o laranja, de objetos de design inusitado e de quadros para deixar à mostra palavras ou imagens que sirvam de inspiração; se o trabalho for mais analítico ou exigir uma maior concentração utilizar muitos elementos à vista podem ser prejudiciais, o uso de cores mais frias como o verde e o azul ajudam a reduzir o nível de estresse do trabalho.

Home Office
Home Office
Home Office
Home Office

Se você faz parte da maioria das pessoas que mora em residências de ambientes pequenos a escolha do local para a montagem do seu home office deve ser minuciosa. Muitos moradores de pequenos apartamentos aproveitam o espaço das varandas para montar seu escritório, essa decisão traz algumas vantagens, como o melhor aproveitamento de luz natural e a não interferência no ambiente da sala, mas alguns aspectos devem ser observados, como a incidência de luz solar direta, principalmente em cidades do nordeste, ela danifica os equipamentos eletrônicos, além de trazer desconforto térmico.

Home Office
Home Office

Caso o seu apartamento não tenha varanda, ou se você mora em uma casa pequena, a melhor saída é integrar o seu home office à sala ou ao quarto. Para que a mistura dos dois ambientes funcione é importante ficar atento a alguns aspectos estéticos. Regra número 1, essa é essencial e deve ser seguida sempre, mantenha o seu escritório organizado, papéis espalhados por todo o lado e objetos fora do lugar, além de prejudicar sua produtividade, vai deixar todo o ambiente com aspecto de desorganizado e sujo, mesmo que apenas o home office esteja bagunçado. Regra número 2, tente integrar os ambientes usando os mesmos tipos de materiais e cores nos dois, por exemplo, o móvel da televisão pode ser o mesmo usado para a mesa do home, ou o material das prateleiras podem ser o mesmo que foi usado nos móveis do quarto, etc.

Home Office
Home Office Home Office Home Office Home Office

Independentemente de onde seu home office for montado é importante ter em mente que o conforto deve vir em primeiro lugar, mesmo havendo a possibilidade da mobília ser bem diferente dos móveis típicos de escritórios, já que é um ambiente residencial, a ergonomia deve ser o primeiro requisito a ser verificado na hora da escolha, isso porque a sua saúde reflete diretamente na qualidade do seu trabalho. Observando esse aspecto, você é livre para escolher objetos e móveis que traduzam a sua personalidade, aproveite a liberdade de não estar em um ambiente formal e deixe o home com sua cara!

Home Office Home Office
Home Office

Gostou dessa matéria? Quer mais dicas de arquitetura? Comenta aí!

Comentários

ARQUITETURA DESCOMPLICADA

Luiza Carvalho

Luiza Carvalho é arquiteta urbanista formada pela Universidade Federal do Piauí, pós graduanda em Design de Interiores e Ambientação pelo IPOG

Sobre o Blog

Nesta coluna você vai descobrir várias maneiras de otimizar o espaço, seja na sua residência ou no seu ambiente de trabalho, além de conhecer como a arquitetura é capaz de influenciar no dia a dia. Dicas e ideias de como economizar em obras, e como alcançar aquela casa dos sonhos. Aqui você tira dúvidas e descobre um universo totalmente novo, aqui você encontra arquitetura descomplicada.

Apoio: