Olhe Direito!

Secretaria de Saúde orienta profissionais sobre os casos de microcefal


Dengue

Dengue Foto: Arquivo

Epidemiologistas membros do Comitê de Operações de Emergências em Saúde Pública do Piauí/Microcefalia apresentaram aos diretores dos hospitais da rede estadual de saúde a Nota Técnica orientando os profissionais sobre protocolo de atendimento, prevenção, tratamento e combate ao surto de microcefalia no âmbito do estado.

A visita dos técnicos em epidemiologia ocorreu durante reunião entre diretores e a Superintendência de Assistência à Saúde (Supas) , na terça-feira (1º), na Escola Fazendária. Na Nota, consta o plano de ação elaborado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) para enfrentar o surto de microcefalia detectado desde o mês de outubro em todo o país.

“Estamos num movimento intenso para levarmos dados técnicos sobre a doença e o modo como os profissionais dos municípios devem proceder para que todos se engajam na luta contra essa situação que é dos mais graves problemas de saúde pública atualmente”, esclarece Amélia Costa, coordenadora de Epidemiologia da Secretaria da Saúde.

Considerando esse cenário epidemiológico, a nota emitida pela Secretaria recomenda aos serviços de saúde ações, divulgando para os profissionais, a definição padronizada de casos suspeitos de microcefalia e orientações para acompanhamento dos pacientes, notificar imediatamente os casos suspeitos por meio do formulário e encaminhar as gestantes em que houver detecção de microcefalia intraútero para acompanhamento obstétrico preferencialmente em serviço de pré-natal de alto risco.
Siga nas redes sociais
Mais conteúdo sobre:
Álvaro Mota

Álvaro Mota

É advogado, procurador do Estado e mestre em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE. Álvaro também é presidente do Instituto dos Advogados Piauienses.
Próxima notícia

Dê sua opinião: