BLOG DO DEUSVAL

Por Deusval Lacerda

Erro e acerto de FHC

Por Deusval Lacerda de Moraes

O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (FHC) está concomitantemente certo e errado ao dizer que está havendo intolerância grande no Brasil.

Está irremediavelmente errado quando apoiou o golpe parlamentar-constitucional-judicial no Brasil, pois como sociólogo e intelectual de academia era para saber os prejuízos de uma Nação com estupidez dessa magnitude.

Acerto, por ele constatar, uma pena que só agora, o quanto é inconcebível retrocesso político-institucional num País, e assim fomentar-se grande intolerância em solo verde-amarelo.

Admiro o tucano observar que existem ameaças à democracia pátria, porque, somente o golpe, por si só, já foi estrangulamento na democracia, que, com o seu desdobramento, a sangria só aumentaria, como se vê neste estágio de afirmação.

Mas não havia como ser diferente, por isso a insistência dos verdadeiros democratas em não aceitar involução oportunista no aprimoramento do Estado Democrático de Direito do País.

A parte mais crucial do golpe está em duas vertentes: o governo contra o povo brasileiro e alguns dos aparatos estatais aplicando o Lawfare contra o ex-presidente Lula para eliminá-lo das eleições presidenciais de 2018.

Assim posto, lamenta-se que venha à tona o velho adágio popular, que "brasileiro só fecha a porta depois de roubado". Ou seja, depois da bagaceira feita é que o "príncipe dos sociólogos" ver o quão está sendo danoso para a sociedade nacional a aventura golpista do seu partido político e dos asseclas.

Comentários