Conheça a Vedamia, festival da colheita da uva que anima o outono no Chile

Tradicional celebração da colheita das uvas, as vendimias acontecem de março até maio Tradicional celebração da colheita das uvas, as vendimias acontecem de março até maioFoto: Divulgação

Assim como o ciclo da uva se renova ano após ano, a Vendimia, festival que celebra a época de colheita da fruta, também apresenta boas surpresas a cada ano em diversas regiões produtoras de vinhos no Chile. As festas começaram em março, mas estendem-se até meados de maio nos vales que percorrem toda a extensão do país – desde Codpa, no norte, até Malleco, no sul.

Mais do que uma tradição secular, as Vendimias tornaram-se atrações turísticas. Cada um dos vales chilenos organiza seu próprio festival, realizado em lugares públicos como parques, praças ou até construções históricas. A atração principal é a degustação de vinho: você adquire uma taça especial do evento e pode experimentar as bebidas produzidas pelos vitivinicultores locais. As estrelas são o robusto cabernet sauvignon, o suave e frutado merlot ou ainda o carmenére, um dos símbolos da viticultura chilena.

Apesar disso, o evento não se baseia apenas nos vinhos. As festas também contam com danças tradicionais – como a Cueca –, barracas de comida comandadas por chefs locais, artesanato e muitas outras atividades.

Uma das atrações mais famosas é a pisa das uvas, prática hoje folclórica que homenageia um dos métodos mais tradicionais da produção do vinho. Na pisa, os participantes esmagam as frutas com os pés para extrair o suco da uva, que posteriormente é fermentado e, assim, transformado em vinho.

O Chile se prepara para a fase final de suas colheitas, e duas Vendimias devem atrair visitantes nos meses de abril e maio; confira abaixo:

Vendimia de Pirque - dias 27 e 28 de abril

Os viticultores do Pirque, comuna do Vale do Maipo localizada a menos de meia hora de Santiago, realizam a celebração da colheita da uva no último fim de semana de abril. Não é só pelos vinhos, mas também por sua história que a região merece destaque: foi lá que aconteceu a primeira Vendimia do Chile, em 1551, o que inclusive originou o nome do festival - “La Vendimia 1551”.

O evento acontece no belo Las Majadas de Pirque, palácio datado de 1907 e que chama atenção por sua imponente arquitetura colonial.

Entre os vinhos, destacam-se na região os Cabernet Sauvignon, considerados entre os melhores do país, embora também sejam produzidos os tintos Merlot e Carménère, e ainda o branco Chardonnay. Durante a visita ao Pirque, os visitantes podem aproveitar para percorrer as diversas vinícolas do vale em passeios de bicicleta.

Vendimia de Codpa - 17, 18 e 19 de maio

O Vale de Codpa, no extremo norte do Chile, bem próxima de Arica, celebra todos os anos uma das Vendimias mais antigas do país. Além dos três dias em que acontece o festival, a região passa todo o mês de maio em festa, com espetáculos de grupos folclóricos nacionais, atrações culturais e pisas de uva para todos os visitantes.

O doce e inconfundível vinho Pintatani coroa a celebração. O preparo artesanal da bebida e a característica adocicada da bebida são marcas registradas da região, além das técnicas de cultivo que os colonos espanhóis desenvolveram ao chegaram ao vale verde no meio da aridez do deserto do Atacama. Hoje são poucas as famílias que continuam com a tradição de fermentar este doce vinho, mas os visitantes podem conhecer as técnicas durante os dias de festejo.

Comentários

TURISMO

Francisco Correia

Francisco Correia, Turismólogo(AESPI) Especialista em Geografia e Meio Ambiente(UFPI), Coordenador de Estágios e Egressos da Aespi/Fapi (www.aespi.br). contato: Email:correia.fm@gmail.com Whatsapp: (86) 9 9996.8772

Sobre o Blog

O Blog mostra as potencialidades do Turismo, as peculiaridades e roteiros.

Apoio: