ARQUITETURA DESCOMPLICADA

Por Luiza Carvalho

Como adequar a casa para a terceira idade

Tire todas as suas dúvidas na hora de adaptar sua casa! Tire todas as suas dúvidas na hora de adaptar sua casa!Foto: Reprodução

Nossa casa é um dos espaços de maior significância da nossa vida, lá estão a maioria de nossas memórias, traduzidas em objetos, fotos e espaços. Porque então quando ficamos idosos somos obrigados a nos mudar e deixar tudo isso para trás? Essa experiência dolorosa pode ser evitada ou, pelo menos, adiada quando se tem um planejamento correto da residência. Neste post o Arquitetura Descomplicada vai tirar suas dúvidas com algumas dicas práticas de como adaptar sua casa para moradores na melhor idade!

Antes de darmos início é bom deixarmos bem claro que as dicas aqui fornecidas são genéricas, cada idoso tem uma realidade diferente e essa diversidade deve ser respeitada na hora de se projetar. Afinal é bem diferente projetar para um idoso totalmente independente do que para um que necessita de um cuidador, por exemplo. Agora vamos para as dicas!

ILUMINAÇÃO

A iluminação de uma casa para idosos deve ser uniforme, ou seja, não deve projetar sombras nem provocar ofuscamento visual.

Como não fazer Como deve ser feito

Deve se ficar atento para a iluminação nos espaços de maior circulação e especialmente no caminho do quarto para o banheiro. O uso de guias de balizamento são sempre bem-vindos, pois esse tipo de luz ajuda a orientar os idosos durante a noite, elas direcionam o olhar além de iluminar o caminho.

guias de balizamento guias de balizamento

guias de balizamento Evite abajures, o ideal para esse tipo de residência é deixar as superfícies livres. Então prefira o uso de as arandelas, esse tipo de luminária é fixa na parede e pode tranquilamente substituir os modelos que precisam estar em cima de mesas.

Como não fazer Como deve ser feito Como deve ser feito

CORES

Não existe uma regra para as cores que devem ser usadas, mas algumas orientações são importantes antes de escolher as pigmentações do ambiente. O uso de contraste é muito importante ao se pensar em cômodos para idosos, à medida que envelhecemos nossa visão tende a piorar, por isso superfícies de mesma cor podem começar e se tornar confusas e a noção de profundidade pode ser prejudicada.

Como não fazer

Como deve ser feito É importante demarcar as portas e vãos com cores que tenham contraste com as paredes, também é essencial demarcar o encontro entre piso e parede, pintando o rodapé, por exemplo, ou até mesmo contrastar os dois com diferentes pigmentações.

Como deve ser feito Como deve ser feito

As superfícies dos móveis devem ser preferencialmente de cores claras, pois faces escuras dificultam a visualização de peças que estejam em cima delas, facilitando a perda de pequenos objetos.

Como deve ser feito Como deve ser feito Como deve ser feito

PISO

Essa dica não serve apenas para idosos, os pisos devem ser antiderrapantes e não podem ter desníveis! Crianças, jovens e adultos também podem se valer dessa medida de segurança, especialmente em banheiros, um dos locais onde mais ocorrem acidentes domésticos. Um bom material que pode ser escolhido são pisos vinílicos com maior rugosidade, alguns modelos permitem a aplicação em cima de pisos preexistentes facilitando na hora da reforma.

Como deve ser feito Como deve ser feito

As áreas de circulação devem ter, pelo menos, 1,20m de largura, o ideal é evitar corredores e ter ambientes integrados, mas caso isso não seja possível aumente essas áreas para que possa passar uma cadeira de rodas ou duas pessoas de forma confortável, visto que, boa parte dos idosos vai precisar de um cuidador, eventualmente.

Evite ao máximo o uso de tapetes, para prevenir quedas, também é recomendado deixar o piso o mais livre de obstáculos possível, e preferir móveis de pontas arredondadas.

BANHEIROS

Poderíamos fazer uma coluna somente para falar desse cômodo, tamanha são os cuidados que devemos ter ao planejar esses espaços. Então é essencial a ajuda de um profissional para uma orientação adequada. Mas existem algumas medidas que podem ajudar desde já, uma delas é usar assentos elevados nas bacias sanitárias, isso ajuda o idoso na hora de se levantar, usar barras de apoio e fitas antiderrapantes no chão ajudam a prevenir acidentes e melhoram a qualidade de vida de quem está na terceira idade.

Como deve ser feito Como deve ser feito Como deve ser feito

MÓVEIS

Além de preferir os que tem ponta arredondada é necessário tomar algumas medidas com relação ao mobiliário. As alturas de móveis para idosos são diferentes das utilizadas por pessoas mais novas, as prateleiras devem ser mais baixas, de tal maneira que seja possível pegar os objetos sem precisar subir em bancos ou escadas.

Como deve ser feito

Armários com portas transparentes, armários e guarda roupas sem portas podem ajudar bastante, já que ter os objetos à mostra facilita a vidas dos mais esquecidos, afinal, nada estará escondido para ser esquecido!

Como deve ser feito Como deve ser feito

A cama deve ficar a uma altura em que o idoso, sentado, consiga encostar os pés no chão e ficar com os joelhos dobrados em um ângulo de 90º.

Antes de sair modificando sua residência para você ou algum parente é indispensável mapear sua rotina, caso você esteja na terceira idade, ou do idoso que você conhece. Não é necessário e nem saudável fazer mudanças bruscas, à medida que for notando as transformações que a velhice traz, você vai adequando sua casa aos poucos. Não esqueçam que além da segurança física é imprescindível manter a saúde mental dos idosos, deixe sempre perto dele os objetos significativos e de valor afetivo, assim você garante uma casa segura e confortável para os que estão na melhor idade.

Como deve ser feito

Comentários

ARQUITETURA DESCOMPLICADA

Luiza Carvalho

Luiza Carvalho é arquiteta urbanista formada pela Universidade Federal do Piauí, pós graduanda em Design de Interiores e Ambientação pelo IPOG

Sobre o Blog

Nesta coluna você vai descobrir várias maneiras de otimizar o espaço, seja na sua residência ou no seu ambiente de trabalho, além de conhecer como a arquitetura é capaz de influenciar no dia a dia. Dicas e ideias de como economizar em obras, e como alcançar aquela casa dos sonhos. Aqui você tira dúvidas e descobre um universo totalmente novo, aqui você encontra arquitetura descomplicada.

Apoio: