Meia Palavra

Meia Palavra

Secretários terão que assinar termo de compromisso

Quinta - 02/05/2019 às 18:05



Foto: Francisco Leal/CCom Governador Wellington Dias anuncia secretariado
Governador Wellington Dias anuncia secretariado

Com algumas novidades - 22 “caras novas” para ser mais exato -, o governador Wellington Dias (PT) anunciou, no começo da tarde desta quinta-feira (2), a composição do novo governo, com o qual pretende promover a reforma administrativa aprovada pelo Legislativo. Sancionada pelo próprio, a reforma adequa o Piauí à nova realidade nacional.

O time escalado por Wellington Dias também tem a obrigaçãoa de cumprir com os compromissos de campanha, conforme Wellington Dias afirmou pouco antes de ler a relação com os nomes dos novos gestores, que serão nomeados já na próxima segunda-feira (6), em solenidade das mais concorridas no Palácio de Karnak.

Decorridos quatro meses de mandato – o quarto, sempre eleito em primeiro turno – Wellington Dias marcou para terça-feira (7) a primeira reunião com os novos dirigentes de órgãos da administração estadual. E vem mais novidade por aí. Neste quarto governo petista, Wellington Dias vai cobrar austeridade e eficiência dos subordinados.

Todos os gestores vão assinar um termo de compromisso, no qual assumem a responsabilidade de realizar as metas estabelecidas para os órgãos que passarão a dirigir depois de assinar o “livrão” do Palácio de Karnak.

"Quero agradecer aqui as pessoas que aceitaram o meu convite. Na próxima semana, eu devo me reunir com toda a equipe e, a partir daí, iremos executar o nosso plano de governo que prevê sete eixos de atuação e o detalhamento da pactuação. Os gestores estarão assinando comigo um termo de compromisso com cada área. Ou seja, quais são as metas que temos em cada uma das áreas do Governo para que a gente tenha um processo de acompanhamento e avaliação, a fim de atingir o nosso interesse maior", discursou Wellington Dias, pouco antes de anunciar os nomes dos novos auxiliares. 

Se no primeiro governo, em 2003 Wellington Dias falava em “trocar o pneu com o carro andando”, agora neste quarto mandato ele, mais que ninguém, tem consciência de que precisa fazer o carro andar com mais velocidade e eficiência, isto é, o Estado vai ter que realizar o que não fez nos três governos anteriores, principalmente investir em obras para melhorar a qualidade de vida da população, além de resolver problemas antigos, como a questão da segurança pública e da saúde. 

Não há mais desculpa para que os compromissos assumidos com os piauienses fiquem só na promessa. Há dinheiro para investimentos, há projetos para serem executados, mas tem faltado austeridade aos gestores para começar e concluir as obras. Daí o termo que Wellington Dias fará cada um dos auxiliares assinar no dia da posse.

O tal termo é a carta branca que o governador precisa para colocar para fora quem não fizer o dever de casa. Ou, pior, usar o cargo de maneira “nada republicana”.  Para quem não entendeu deixa, O "indio" avisou: quem não cumprir as metas, a porta da rua é a serventia da casa.

Siga nas redes sociais
Paulo Pincel

Paulo Pincel

Paulo Barros é formado em Comunicação Social-Jornalismo/UFPI; com Especialização em Marketing e Jornalismo Político/Instituto Camilo Filho

Compartilhe essa notícia: