Marketing News

Marketing News

Melhores investimentos para vencer a inflação

Confira as melhores dicas de investimentos para não sofrer com a inflação na hora de investir!

Wagner Santos

Sábado - 18/12/2021 às 17:56



Foto: Imagem: Freepik bancos ou corretoras
bancos ou corretoras

Saber sobre inflação é fundamental para investimentos e apostas no mercado, seja brasileiro ou internacional. Vencê-la não é fácil, mas aqui você terá acesso ao processo de fuga dessa inflação e dicas para investir melhor.

Vem conosco neste post para entender tudo sobre o processo inflacionário e dicas de como passar por isso vitoriosamente.

O que é a inflação?

A inflação é um dos termos usados pela economia para indicar uma elevação nos preços de produtos e serviços. Portanto, você se reparar que algum produto aumentou de valor é porque ele sofreu um aumento inflacionário.

Muitos acabam pensando que essa elevação do preço é altamente prejudicial para a população, mas isso não é verdade. Todo esse processo está ligado a outros fatores.

Quando há a alta da inflação, normalmente o salário mínimo aumenta em conjunto, fazendo com que o trabalhador não perca seu poder de compra.

Entretanto, quando o aumento da inflação acaba sendo maior que o aumento desse salário mínimo, é comum a perda de poder de compra do trabalhador. Por isso, o reajuste salarial precisa acompanhar a inflação e, mais do que isso, precisa de mudanças constantes.

A inflação é um processo normal dentro de uma sociedade. O que não pode ser considerado normal é quando esse processo destrói completamente os hábitos de consumo de uma camada que normalmente é a mais pobre.

Quais investimentos disponíveis no mercado?

Renda Fixa

A renda fixa é um dos investimentos mais usados pelas pessoas que não conhecem tanto e que mesmo assim querem investir.

O modelo é mais “seguro” porque funciona como um empréstimo seu ao banco. Então, você coloca seu dinheiro lá, acorda uma taxa fixa e o valor fica rendendo.

Claro, nesse caso você também precisará acordar uma data para que esse “empréstimo” termine. Assim, você consegue ver sua quantia em uma data pré-estabelecida.

O lado ruim é que você precisa respeitar essa data e não pode tirar o dinheiro antes. Pense em um empréstimo mesmo, quando você contrata um, o banco não pode simplesmente alterar a data que vai te cobrar, certo?

Não precisa ficar nervoso com isso, os prazos são justos e a possibilidade de venda do título é bem alta. Como você consegue ter maior previsibilidade do rendimento, esse modelo de investimento costuma ser visto como mais seguro.

Fundo de Investimento

O Fundo de Investimento acaba sendo mais “fácil” se olharmos o ponto de vista do manuseio desse investimento.

Para investir, você precisa seguir as normas da Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e se atentar aos detalhes desse modelo.

O primeiro é que funciona como algo em que você delega funções. Por exemplo, nesse modelo você delegará a função de cuidar dos seus investimentos ao gestor de investimento.

O lado bom desse modelo é a diversificação de investimento, você pode e consegue investir em mais de uma empresa com facilidade. Outro lado é a facilidade de investir sem perder tempo, afinal alguém fará isso para você.

Renda Variável

A Renda Variável é aquela famosa por possibilitar o investidor de “ser dono” de uma pequena parte do negócio. Isso acontece, pois, você compra uma ação que equivale ao pedaço do total de ações.

Aqui, inevitavelmente, há maior possibilidade de risco, pois depende muito do momento da empresa que você está investindo. Outro fator é a imprevisibilidade das coisas que nesse modelo acaba sendo comum.

Qual desses investimentos vence a inflação?

Vencer a inflação não é simples! Principalmente no Brasil atual onde a alta está cada vez mais constante. Por isso, você precisa de formas que façam com que seu dinheiro e rendimento não sofram desvalorização com a alta de preços.

Tesouro IPCA

Como dito lá em cima, o Tesouro Direto é um dos investimentos mais seguros e conservadores do mercado.

A razão é simples: por estar vinculado ao Governo, o risco é muito baixo. Então, adquirir títulos públicos emitidos pelo Governo, te permite não passar por grandes riscos com a movimentação da inflação.

A rentabilidade desse investimento vai calculada com base no índice oficial da inflação. Ainda diante disso, é oferecida uma taxa fixa previamente acordada. Então, é só manter o valor até a data acordada e tudo correrá nos conformes.

Gostou do conteúdo sobre investimentos? Aqui nosso Site te mostramos tudo que está rolando e dicas incríveis para se sair ainda melhor no mercado financeiro.

Siga nas redes sociais
Wagner santos

Wagner santos

Wagner santo é CEO da www.revistademarketing.com.br

Compartilhe essa notícia: