Blog do Brandão

Blog do Brandão

GESTÃO

Lula conclui reforma ministerial e mantém Wellington Dias no MDS

Novos ministros vão tomar posse na terça-feira; o Centrão continua insatisfeito. Queria o MDS

Por Luiz Brandão

Quinta - 07/09/2023 às 16:07



Foto: Ricardo Stuckert/PR Lula confia plenamente no amigo Wellington Dias
Lula confia plenamente no amigo Wellington Dias

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva concluiu na quarta-feira (6) a mini reforma ministerial. Ele não cedeu às pressões do Centão e manteve o senador Wellington Dias (PT/PI) no comando do Ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome do Brasil.

Os programas comandados por Wellington Dias, no MDS, como Bolsa Família e o
Benefício de Prestação Continuada (BPC), são os mais bem avaliados e responsáveis por grande parte do crescimento da popularidade do governo e do presidente Lula.

Para dá por concluída a reforma, o presidente recebeu no Palácio do Alvorada os futuros ministros, que tomam posse na terça-feira. Com a mudança o Lula espera contar com pelo menos 90 votos a mais na Câmara, número que somado aos já existentes garante certa tranquilidade à aprovação de matérias importantes para o país.

A reforma não era que o presidente Lula queria. Ela também não agrada a totalidade do Centrão porque os novos ministros são do chamado "Baixo Clero" dos partidos a que pertencem. Entretanto, é o que o presidente precisa para uma governabilidade mais tranquila.

O último impasse que havia era a resistência do PSB em ficar com a pasta da Micro e Pequena Empresa, mas a sinalização positiva do ministro Márcio França, atualmente em Portos e Aeroportos, para ser deslocado para o novo ministério foi dada na quarta ao Planalto, depois de dois dias de negociação.

Os ministro André Fufuca, Alexandre Padilla e Sílvio Costa. Foto: Ricardo StuckertCom isso, o deputado Silvio Costa Filho (Republicanos-PE) vai para o Ministério de Portos e Aeroportos. O PP ficará com o Ministério do Esporte turbinado, que vai incluir também a área de apostas esportivas. Para o comando da pasta, vai o líder da bancada, deputado André Fufuca (MA), substituindo a jogadora de vôlei Ana Moser.

Com isso, os interlocutores do governo e o próprio presidente Lula espera ampliar significativamente a base na Câmara, mesmo sabendo que não terá os dois partidos por inteiro. A avaliação é que com esses dois ministérios, haverá um apoio maior do Centrão, especialmente na Câmara dos Deputados.

Siga nas redes sociais
Luiz Brandão

Luiz Brandão

Luiz Brandão é jornalista formado pela Universidade Federal do Piauí. Está na profissão há 40 anos. Já trabalhou em rádios, TVs e jornais. Foi repórter das rádios Difusora, Poty e das TVs Timon, Antares e Meio Norte. Também foi repórter dos jornais O Dia, Jornal da Manhã, O Estado, Diário do Povo e Correio do Piauí. Foi editor chefe dos jornais Correio do Piauí, O Estado e Diário do Povo. Também foi colunista do Jornal Meio Norte. Atualmente é diretor de jornalismo e colunista do portal www.piauihoje.com.

Compartilhe essa notícia: