Blog do Brandão

Blog do Brandão

INDICADORES

Piauí sobe 3 posição e é 22º no Ranking de Competitividade dos Estados

Estado e ficou em 7º lugar no Nordeste; principal desafio é a eficiência da máquina pública

Por Luiz Brandão

Sexta - 25/08/2023 às 01:31



Foto: Piauí sobe no ranking, mas precisa melhorar muito
Piauí sobe no ranking, mas precisa melhorar muito

O Piauí ocupa 7º lugar do Nordeste no Ranking de Competitividade dos Estados, divulgado na quarta-feira (23). O estado subiu uma posição em relação a 2022. O Ceará é o 1º colocado no ranking da região.

No país, levando em consideração todo o ranking, o Piauí subiu três pontos em relação ao ano passado e ocupa atualmente a 22ª posição. O estado se destaca no item potencial de mercado, ficando na 11ª posição em relação aos demais estados, segundo o Centro de Liderança Pública (CLP).

Ainda em nível nacional, outros pontos em que o Piauí se destaca são: Educação (12º), Solidez Fiscal (15º), Sustentabilidade Ambiental (19º). Houve melhora no Pilar Segurança Pública, um dos dez do ranking. Neste, o Piauí está em 20ºlugar entre demais estados.

Desafios

Tornar a máquina pública mais eficiente é o principal desafio dos gestores do Piauí. Nesse aspecto (Eficiência da Máquina Pública) o estado está no 24º lugar no ranking nacional.

O ranking do CLP mostra pontos frágeis do estado que devem ser alvos de investimentos e que já estão no radar da gestão do governador Rafael Fonteles: capital humano (22º lugar) melhoria na infraestrutura (23º lugar) e inovação (23º lugar).

O Ranking de Competitividade é realizado e divulgado anualmente pelo Centro de Liderança Pública (CLP), uma organização  suprapartidária sediada em São Paulo e que busca engajar a sociedade e ajudar líderes públicos a enfrentar os problemas mais urgentes do País.

De acordo com o CLP, o Ranking tem o objetivo de alcançar um entendimento mais profundo dos 27 estados, trazendo para o público uma ferramenta simples e objetiva para pautar a atuação dos líderes públicos brasileiros na melhoria da competitividade e da gestão pública dos seus estados.

O Piauí vai bem na sustentabilidade social

Siga nas redes sociais
Luiz Brandão

Luiz Brandão

Luiz Brandão é jornalista formado pela Universidade Federal do Piauí. Está na profissão há 40 anos. Já trabalhou em rádios, TVs e jornais. Foi repórter das rádios Difusora, Poty e das TVs Timon, Antares e Meio Norte. Também foi repórter dos jornais O Dia, Jornal da Manhã, O Estado, Diário do Povo e Correio do Piauí. Foi editor chefe dos jornais Correio do Piauí, O Estado e Diário do Povo. Também foi colunista do Jornal Meio Norte. Atualmente é diretor de jornalismo e colunista do portal www.piauihoje.com.

Compartilhe essa notícia: